Política

Deputados baianos defendem medidas contra Bia Kicis que vão de investigação à afastamento da CCJ

Arquivo BNews/ Vagner Souza/ Montagem BNews
Os deputados Marcelo Nilo, Daniel Almeida, Alice Portugal e Valmir Assunção usaram suas redes sociais nesta segunda-feira (29) para se manifestar sobre o assunto  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews/ Vagner Souza/ Montagem BNews

Publicado em 29/03/2021, às 15h29   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Deputados federais baianos utilizaram suas redes sociais nesta segunda-feira (29) para comentar o uso político da morte de um policial militar baiano no último domingo (29) por parte da deputada federal Bia Kicis (PSL), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, principal colegiado da Casa.

Após incitar um motim e chamar de herói um soldado que realizou disparos na região do Farol da Barra na madrugada desta segunda-feira (29), Kicis apagou o post e defendeu que o episódio fosse investigado.

Foto:Print Screen/Twitter/@jairmearrependi

Marcelo Nilo (PSB), coordenador da bancada baiana no Congresso Nacional, afirmou que Kicis cometeu um crime ao incentivar policiais a agirem contra o Estado. "Tem ser enquadrada pelo Conselho de Ética", escreveu em seu perfil no Twitter.

O antecessor de Nilo na liderança da bancada, Daniel Almeida (PCdoB) defendeu que a conduta de Kicis precisa ser rigorosamente investigada. Na avaliação do parlamentar, ela promoveu um desserviço ao divulgar boatos sobre a morte do policial militar e estimular um motim contra o governador Rui Costa (PT).

"Isso se agrava por ela ser presidente da CCJ na Câmara, demonstrando sua incoerência com a função", opinou através de suas redes sociais. Já Alice Portugal (PCdoB) e Valmir Assunção (PT) pediram o afastamento imediato da Kicis. "A parlamentar ataca de forma frontal a democracia ao incentivar motim da PM-BA contra o governador e disseminar fake news sobre o caso", escreveu Portugal.

Assunção, por sua vez, compartilhou publicação da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, sobre o episódio. "Bia Kicis deve ser afastada da CCJ imediatamente!", defendeu o parlamentar.

Por fim, Lídice da Mata (PSB) lamentou a postura de Kicis,e avaliou que a parlamentar atentou contra a democracia ao politiza a tragédia.

Kicis é investigada no inquérito instaurado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar atos antidemocráticos, e é contrária a medidas de isolamento social para conter a propagação do novo coronavírus.

*Atualizada às 15h48

Notícias Relacionadas: 

Vídeo: Policial que "surtou" na Barra é baleado 

Policiais ameaçam imprensa durante cobertura na Barra e atiram para cima; há feridos

PM que atirou na Barra pinta rosto de verde e amarelo e pergunta sobre pacto com Satanás

Em nota, PM diz que militar fardado teve “descontrole emocional” ao atirar para cima na Barra

Equipes da PM fazem operação para conter militar na Barra

PM "surta" em frente ao Farol da Barra e dispara tiros com fuzil; veja vídeo

PM foi perseguido por viatura antes de efetuar disparos no Farol da Barra

Ruas da Barra são interditadas após PM tocar terror atirando pra cima

Sindicato dos jornalistas pede explicações à PM-BA após policiais atirarem contra imprensa neste domingo

PM iniciou contagem regressiva antes de disparar "ao menos 10 tiros contra policiais", diz SSP

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp