Política

João Roma sobe ao palanque pela 3ª vez em menos de um mês na Bahia ao lado de prefeitos do DEM

Divulgação
Ministro continua com sua peregrinação pelo interior na véspera de 2022  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 19/04/2021, às 17h09   Henrique Brinco e Eliezer Santos


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Cidadania, João Roma, continua com sua peregrinação pelo interior da Bahia - o que pode indicar um início de uma pré-campanha para 2022 ou até mesmo uma restruturação da base de aliados perdidos após o rompimento com o ex-prefeito ACM Neto (DEM), em fevereiro. Cotado para representar o bolsonarismo na corrida ao Governo do Estado, o republicano promoveu a inauguração do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em Ponto Novo, no Centro-Norte da Bahia, nesta segunda-feira (22). Ele participou do ato ao lado do prefeito da cidade, Tiago Gilleno (PSD), e do deputado estadual Luciano Simões Filho (DEM).

Além de Gilleno, outros quatro prefeitos participaram do evento, dois deles do DEM: Elmo Nascimento (DEM), de Campo Formoso; Laercio Júnior (DEM), de Senhor do Bonfim; Zé do Rádio (PP), de Itiúba; e Danilo de Deraldo (PCdoB), de Várzea da Roça. Elmo, inclusive, é irmão do deputado federal Elmar Nascimento (DEM) - que também não está com a relação muito boa com Neto após ser rifado da disputa pela Presidência da Câmara dos Deputados.

O ato ainda teve a participação de vereadores, vice-prefeitos e lideranças políticas de cidades da região. Em discurso, Roma disse que "a missão principal do Ministério da Cidadania é ir atrás dos brasileiros que estão sofrendo mais". "É por meio de equipamentos como esse que possibilitamos que profissionais da assistência social possam desenvolver seu trabalho, que é fundamental para o Brasil, para essas pessoas que mais precisam", afirmou o ministro, que comanda a pasta que gerencia os programas sociais do governo Bolsonaro..

Esse foi o terceiro evento dele no interior da Bahia em menos de um mês. Recentemente, Roma também participou de inaugurações em CamaçarieSerrinha, nos dias 9 e 10 de abril, respectivamente. Além desses três grandes eventos, ele vem sendo convidado para reuniões e atividades especiais em outros municípios.

Roma 2022?
Em março, o BNews noticiou em primeira mão que João Roma entrou na lista de possibilidades de apoio do presidente Jair Bolsonaro para a eleição ao Governo da Bahia em 2022. O líder máximo do Executivo precisará de um nome para representar o bolsonarismo em território local no próximo pleito.

O candidato natural de Bolsonaro deveria ser, em tese, ACM Neto (DEM). O ex-prefeito de Salvador, contudo, tem se distanciado cada vez mais do bolsonarismo diante da impopularidade do presidente no interior do estado. Além disso, há meses ele vem sinalizando uma possível dobradinha com o candidato virtual do PDT, Ciro Gomes. A aliança entre PDT e DEM na eleição de 2020 vencida pelo prefeito Bruno Reis (DEM), em Salvador, foi um forte sinal que os ventos sopram nesta direção.

Caso o cenário seja confirmado, a corrida eleitoral baiana poderá ter três importantes nomes disputando o Palácio de Ondina: Jaques Wagner pelo PT, dando palanque local a Lula (se realmente for candidato); Neto pelo DEM, dando palanque local a Ciro; e o próprio Roma, dando palanque a Bolsonaro.

Leia também:
Bolsonaro estuda lançar João Roma ao Governo da Bahia em 2022
Ausência de deputados causa estranheza em evento de João Roma na Bahia

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp