Política

Faltam menos de dez dias para a primeira eleição do ano

Imagem Faltam menos de dez dias para a primeira eleição do ano
Em Madre de Deus as eleições suplementares acontecem no próximo dia 4 de março  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 27/02/2012, às 10h00   Luiz Fernando Lima



Findado o carnaval, as costuras para as eleições municipais voltam á ordem do dia da agenda política. Antes das convenções partidárias, que devem ser realizadas a partir de junho, pouca coisa se pode afirmar.

Antes disso, no entato, PT e PCdoB se enfrentam em uma eleição suplementar na cidade de Madre de Deus, município da Região Metropolitana de Salvador. O pleito acontece no próximo dia 4 de março e coloca frente a frente dois partidos com aliança histórica. Algo, que segundo as lideranças das legendas, deve ser repetido em outras praças.

Para o presidente estadual do PT, Jonas Paulo, a disputa não abre precedente negativo. Ele vê como natural o enfrentamento de forças aliadas nas eleições municipais, visto que os grupos políticos se organizam de maneira particular, "principalmente no interior".

Sobre a eleição, os petistas saem na dianteira. O grupo liderado pela neopetista Carmen Gandarela tem o apoio de 13 partidos da base do governo estadual. Já os comunistas vão com Janatan Silva.

As informações de bastidores dão conta de que a petista leva uma vantagem significativa em relação ao seu adversário. O start de Carmen é superior, mas Janatan vem ampliando o arco de aliança e tem o apoio de vereadores com boa votação na cidade.

Caso, saia vitoriosa, Carmen conquista o direito de disputar o próximo pleito de outubro pelo PT. O que se sabe é que a cidade integra os planos dos petista que desejam administrar a triade da Região Metropolitana de Salvador com maior renda per capita do estado.

Em Madre de Deus a aposta é Carmen, em Candeias, o atual secretário da Fazenda, Carlos Martins vai colocar o bloco do governo na rua em busca de superar os grupos políticos que comandam a prefeitura há mais de duas décadas - Maria Maia (PMDB) e Tonha Magalhães (PR) - e em São Francisco do Conde, a atual prefeita Rilza Valentim busca a reeleição.

Matéria originalmente publicada às 17h do dia 23

Foto: Andrey Any // Ascom Luiza Maia

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp