Política

Senadores vão ao STF para tentar afastar Renan na CPI da Covid

Agência Senado
Se for aceita pelo STF, a medida se estende para o suplente na Comissão Parlamentar de Inquérito  |   Bnews - Divulgação Agência Senado

Publicado em 28/04/2021, às 13h18   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Senadores governistas que fazem parte da CPI da Covid apresentaram um mandado de segurança ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar tirar Renan Calheiros (MDB-AL) do posto de relator. A justificativa é de que ele tem parentesco de primeiro grau com alvo da investigação, que apura omissão do governo federal na pandemia e repasses feitos para Estados e municípios. O senador é pai do governador de Alagoas, Renan Filho (MDB-AL).

Se for aceita pelo STF, a medida se estende para o suplente na Comissão Parlamentar de Inquérito, o senador Jader Barbalho (MDB-PA), pai do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB-PA).

"Tendo em vista as previsões legislativas acima elencadas, mostra-se evidente a vedação, por força do ordenamento jurídico pátrio, a participação de parlamentares que possuam parentes em linha reta ou colateral até terceiro grau em Comissões Parlamentares de Inquérito. Cumpre salientar que entre os membros da CPI encontra-se dois parlamentares que possuem parentes em gestões estaduais", diz trecho do documento.

Calheiros foi eleito presidente da CPI com 8 votos, em sessão realizada nesta terça-feira (27). Líder da Oposição no Senado, Randolfe Rodrigues foi escolhido vice-presidente da Comissão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp