Política

Governo recua e deve apoiar a quebra de patente das vacinas contra a Covid-19

Tânia Rego/Agência Brasil
Em nota, ministérios indicaram que país deve seguir posicionamento dos Estados Unidos  |   Bnews - Divulgação Tânia Rego/Agência Brasil

Publicado em 07/05/2021, às 19h16   Redação BNews



O Governo Federal recuou da posição contrária à quebra de patentes contra a Covid-19 e deve seguir os Estados Unidos.

Em nota, os Ministérios das Relações Exteriores, da Saúde e da Tecnologia e Inovações, afirmaram que o governo chefiado por Bolsonaro "apoia a disposição dos Estados Unidos para negociar".

Nesta quinta-feira (6), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que era contrário a quebra de patentes dos imunizantes contra a doença que já vitimou mais de 417 mil pessoas somente no Brasil.

Outros países como Índia e África do Sul também se colocaram a favor da medida, que visa estimular a produção e distribuição da vacina em escala mundial, principalmente em ajuda aos países emergentes.

No último dia 29 de abril, um projeto do senador Paulo Paim (PT-RS), que autoriza a quebra temporária da patente de vacinas contra o coronavírus foi aprovado na Casa e agora segue tramitando na Câmara Federal.

A aprovação obrigaria os donos das patentes cederem ao poder público as informações necessárias para a produção do imunizante.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp