Política

Comissão de Agricultura da AL-BA rejeita moção de repúdio a declaração do governador sobre vacina e defensivos agrícolas

Reprodução/Arquivo BNews
Ação foi proposta pelo deputado Paulo Câmara (PSDB) e endossada pelo vice-presidente do colegiado, Sandro Régis (DEM). Ao criticar a Anvisa por causa da Sputnik V, Rui Costa (PT) disse que agência já teria aprovado o imunizante caso a substância fosse um agrotóxico  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Arquivo BNews

Publicado em 18/05/2021, às 17h16   Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

A Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) rejeitou uma moção de repúdio nesta terça-feira (18) quanto a declarações feitas pelo governador Rui Costa (PT) sobre defensivos agrícolas. O BNews conversou na tarde desta terça-feira (18) com o deputado estadual Paulo Câmara (PSDB), autor do documento. 

À reportagem, ele explicou que o colega de parlamento, Sandro Régis (DEM), vice-presidente do colegiado, se associou a ele na moção, e lamentou que a iniciativa não tenha prosperado. Apenas os dois se manifestaram favoráveis à proposta.

"Entendo que a casa deva ser suprapartidária. Compreendo e respeito a decisão dos colegas mas discordo completamente. Até porque quem defende o agronegócio não pode compactuar com uma declaração infeliz, desnecessária e danosa ao setor", opinou.

Anteriormente, o governador do Estado sugeriu que, se a vacina contra a Covid-19, Sputnik V, fosse um defensivo agrícola, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) teria aprovado o seu uso rapidamente. 

Na avaliação de Câmara, o governador é contrário ao agronegócio, e a comparação entre vacina e agrotóxicos foi "groceirra". No mesmo sentido, Régis opinou que a declaração do Chefe do Executivo foi "desastrosa". 

Para o democrata, a predominância de deputados governistas na comissão, presidida pela deputada Jusmari Oliveira (PSD), explica o fato da moção não ter sido aprovada. 

"[A declaração] prova uma total falta de respeito com um segmento da sociedade que gera empregos e representa parte do PIB da Bahia, que é o agronegócio. Foi de tamanha infelicidade", concluiu o vice-presidente da comissão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp