Política

CPI da Pandemia: Em novo requerimento, senador quer dados da Sesab de auditorias feitas em Porto Seguro

Reprodução
Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 30/05/2021, às 09h00   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

Continua a cruzada dos senadores ligados ao governo federal na busca de informações que venham justificar uma eventual convocação de autoridades baianas na CPI da Pandemia. O senador Marcos Rogério (DEM-RO) protocolou requerimento na comissão, no Senado Federal, com pedido de dados referentes à realização de auditorias feitas pela Secretaria da Saúde (SESAB) nos últimos cinco anos no município de Porto Seguro, Sul do Estado. 

De acordo com o senador do partido do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), “em 17 de maio de 2021, foi recebida pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Seguro carta de apresentação para a realização de auditoria do SUS/BA, a qual ocorreu em 25 de maio de 2021 e ensejou a coleta de dados, entrevistas de funcionários da gestão, visita em locais de vacinação e solicitação de disponibilização de lista de documentos (26 itens)”, justifica no pedido dos dados do requerimento 693/2021, cujo BNews teve acesso.

“Em que pese a auditoria parecer ser habitual, essa prática não ocorreu nos últimos 3 anos. A justificativa oficial da auditoria é a de avaliar o planejamento e a operacionalização da vacinação contra a covid-19, mas os quatro primeiros e os últimos três tópicos da lista de documentos solicitada demonstram que se objetiva verificar se está sendo feito o uso de tratamento precoce, quem seriam os responsáveis e criar uma narrativa de que o município não estaria realizando a vacinação adequadamente para estimular a tese da imunidade de rebanho em detrimento à vacinal”, completa o congressista. 

O político ainda alega que as informações solicitadas podem ser relevância para que “se exponha a atuação do Governo do Estado da Bahia sobre os fatos acima relacionados, bem como eventual reflexo na saúde e na vida da população dos municípios por desacordos políticos sobre a condução do combate à covid”.

LEIA MAIS:Fundação que administrou Hospital de Campanha da Arena em 2020 é alvo na CPI da Pandemia 

Atualmente a cidade de Porto Segura é governada pelo ex-deputado estadual Jânio Natal, apoiador decorado do presidente da República, Jair Bolsonaro. A médica Raíssa Soares, conhecida por sua atuação alinhada com as ideias bolsonaristas na pandemia e defensora do tratamento precoce através de medicações como a cloroquina, é a secretária da saúde do município. Ela, inclusive, é cotada a candidata a governadora da Bahia em 2022. 

Além de Rogério, o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) também protocolou diversos requerimentos que atingem o Estado e, principalmente, o governo Rui Costa (PT). Entre os pedidos está a convocação do ex-secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, para explicar a compra fracassada dos respiradores pelo Consórcio do Nordeste. 

O senador Otto Alencar (PSD), membro efetivo da CPI, minimizou as investigadas feita pelo cearense. Em entrevista ao editor Victor Pinto no programa BNews Agora na rádio Piatã FM, na última quinta-feira (29), o aliado de Rui Costa afirmou que o colega senador busca chamar atenção, pois será candidato a governador no Ceará e não dá crédito nas colocações apresentadas por ele. 

“Nunca levamos a sério o senador Eduardo Girão. Ele faz isso com muita clareza, está a serviço do presidente da República Jair Bolsonaro. Aqui, a iniciativa de investigar foi do governador Rui Costa. Se ele quer investigar, ele quer esclarecer os fatos”, disse. 

Matérias relacionadas:

CPI: Senador quer convocar dona da empresa dos respiradores investigada pela Ragnarok 

CPI: Senador quer dados do MPF e TJ-BA sobre operações Metástase e Faroeste, ambas com foco na Bahia

Vice-presidente da CPI defende que requerimento de governadores fere a Constituição

Queiroga e Pazuello vão depor novamente à CPI da Covid

Documentos do Planalto entregues à CPI mostram 24 reuniões com atuação de 'ministério paralelo' na gestão da pandemia

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp