Política

Ligada ao sindicalismo rural, Elisângela é cotada para a SDR no lugar de Josias 

Reprodução / Twitter
Bnews - Divulgação Reprodução / Twitter

Publicado em 03/06/2021, às 13h05   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

A suplente de deputada federal Elisângela Araújo (PT), quadro conhecido do sindicalismo rural e dos movimentos de defesa do trabalhador, está cotada para assumir a secretaria de Desenvolvimento Rural do governo Rui Costa (PT). A cadeira até então está ocupada pelo deputado petista licenciado Josias Gomes. A informação que circula nos bastidores aponta para mais uma movimentação com a digital do senador e pretenso candidato a governador Jaques Wagner (PT).

Tudo indica que Gomes, depois de passar pelas Relações Insitucionais e SDR, vai retornar para a Câmara Federal. O movimento faz parte da continuidade da mini reforma do secretariado anunciada pelo governador, cuja concretização e anúncio oficial ainda não correu, apesar de ter sido prometido por Rui que isso seria feito ainda nesta semana.

A chegada de Elisângela no primeiro escalão, se concretizada, vai evidenciar a tática de Wagner de impulsionar um nome feminino com olhos na campanha de 2022 para o Congresso Nacional.

Assessora do senador petista, sócia-fundadora do Instituto Lula e Secretaria Agrária Nacional do PT, ela é natural da cidade de Valente, nordeste baiano. 

OUTROS ANÚNCIOS - Pelo sondado com algumas fontes, o governador também deve promover a ocupação efetiva da Casa Civil, com quadro interino desde o pedido de demissão de Bruno Dauster após o escândalo da compra dos respiradores pelo Consórcio do Nordeste, e a efetivação de algum nome para a secretaria do Meio Ambiente. O ex-Sema João Carlos Oliveira agora está na secretaria da Agricultura. 

Outro anúncio que deve ocorrer é do novo chefe da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), ocupada provisoriamente por um técnico do setor desde a saída de Maurício Bacelar, demovido para a secretaria do Turismo. Também é esperado o anúncio da Junta Comercial da Bahia (Juceb), ainda na batuta da ex-vereadora e Irmã do deputado federal Felix Mendonça Jr, Andrea Mendonça. 

Outra icógnita é o rumo de Walter Pinheiro. O ex-senador e ex-filiado ao PT deixou a secretaria do Planejamento para ceder a vaga ao vice-governador João Leão (PP). O pepista também cedeu a sua cadeira na secretaria de Desenvolvimento Econômico para o deputado Nelson Leal (PP). 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp