Política

Justiça Federal aceita denúncia e Witzel vira réu por organização criminosa

Reprodução/ TV Senado
Outras 11 pessoas também vão responder por vários crimes praticados contra o Estado do Rio de Janeiro   |   Bnews - Divulgação Reprodução/ TV Senado

Publicado em 16/06/2021, às 18h02   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Justiça Federal aceitou nesta quarta-feira (16), denúncia feita pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-governador Wilson Witzel e outras 11 pessoas. O grupo é acusado de integrar uma quadrilha que teria praticado vários crimes contra o Estado do Rio de Janeiro.

A juíza federal Caroline Vieira Figueiredo, da 7ª Vara Federal Criminal, tornou réus o ex-governador, a esposa dele, Helena Witzel, o ex-secretário de Saúde do RJ, Edmar Santos e outros nomes acusados pelo MPF de integrar uma organização criminosa que praticava corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e lavagem de dinheiro.

Segundo reportagem do G1, passaram à condição de réus: Wilson Witzel; Helena Alves Witzel; Lucas Tristão; Gothardo Lopes; Everaldo Dias Pereira; Edson da Silva Torres; Edmar José Alves dos Santos; Victor Hugo Amaral; Nilo Francisco da Silva; Cláudio Marcelo Santos; José Carlos Melo; e Carlos Frederico Loretti.

Antes de sofrer impeachment, em fevereiro deste ano, Witzel já tinha passado à condição de réu em outros processos no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Na ação, decorrente da Operação Tris in Idem (desdobrameto da Lava Jato), o ex-governador responde a acusações de corrupção e lavagem de dinheiro. A operação afirma que o ex-governador teria recebido, por intermédio do escritório de advocacia da mulher, Helena Witzel, pelo menos R$ 554,2 mil em propina.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp