Política

Relator no Senado garante vigência do REIQ por mais quatro anos; medida preserva 30 mil empregos na Bahia

Vagner Souza/Arquivo BNews
Bnews - Divulgação Vagner Souza/Arquivo BNews

Publicado em 18/06/2021, às 12h56   Nilson Marinho e Eliezer Santos


FacebookTwitterWhatsApp

O Senado Federal vai derrubar a Medida Provisória 1.034/2021 editada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que prevê a revogação do Regime Especial da Indústria Química (REIQ). 

O regime foi criado em 2013 com a intenção de equilibrar a competitividade do setor químico brasileiro em relação ao mercado internacional e, se fosse revogado, comprometeria cerca de 30 mil empregos na Bahia.

A informação veio nesta sexta-feira (18), pelo presidente da Câmara de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, Júnior Borges (DEM), que disse ter recebido a boa notícia na quarta (16), em encontro com o senador Ciro Nogueira (PP), que é relator da MP 1.034/2021 no Senado Federal. Segundo Ciro, o REIQ terá vigência de mais quatro anos.

Em Brasília, Júnior Borges e Geraldo Júnior (MDB), presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, também levaram o pleito ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e ao ministro da Cidadania João Roma.

Segundo Geraldo Júnior, a defesa pela manutenção do REIQ mobilizou diversos interlocutores entre “figuras políticas do nosso estado e do cenário nacional que abraçaram essa ideia e a manutenção da questão relacionada à empregabilidade, à vida das pessoas”

“A gente fala muito de cuidar da vida das pessoas. Manter a economia, manter a atividade empresarial, a de emprego e de renda, com certeza ela tem uma consequência final pra vida das pessoas”, emendou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp