Política

Câmara dos Deputados aprova MP da Eletrobras e vai à sanção de Bolsonaro

Divulgação
Apesar de perder o controle, a União terá uma ação de classe especial (golden share) que lhe garante poder de veto em decisões  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 22/06/2021, às 06h50   Redação BNews e Agência Câmara de Notícias


FacebookTwitterWhatsApp

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta segunda-feira (21), a Medida Provisória 1031/21, que viabiliza a desestatização da Eletrobras. A matéria perde a vigência nesta terça e será enviada à sanção presidencial.

O modelo prevê a emissão de novas ações a serem vendidas no mercado sem a participação da empresa, resultando na perda do controle acionário de voto mantido atualmente pela União.

Essa forma de desestatização é a mesma proposta no PL 5877/19, que o governo enviou em 2019 mas não foi adiante. Apesar de perder o controle, a União terá uma ação de classe especial (golden share) que lhe garante poder de veto em decisões da assembleia de acionistas a fim de evitar que algum deles ou um grupo de vários detenha mais de 10% do capital votante da Eletrobras.

De acordo com o texto aprovado, do deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), esse tipo de mecanismo poderá ser usado para a desestatização de outras empresas públicas. “O processo vai permitir recuperar a capacidade de investimento da Eletrobras”, afirmou.

No mesmo artigo que trata da operação de capitalização, foram colocados dispositivos que preveem a contratação de energia de reserva de termelétricas movidas a gás natural, mesmo em regiões ainda não abastecidas por gasoduto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp