Política

CPI da Covid: Autores de estudo sobre mortes por coronavírus evitáveis depõem nesta quinta-feira

Jefferson Rudy/Agência Senado
Bnews - Divulgação Jefferson Rudy/Agência Senado

Publicado em 24/06/2021, às 09h53   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os autores de diferentes estudos sobre mortes por coronavírus que poderiam ter sido evitadas, o epidemiologista Pedro Hallal, pesquisador da Universidade Federal de Pelotas (RS), e a médica Jurema Werneck, representante do Movimento Alerta, depõem nesta quinta-feira (25) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid

Críticos do governo Bolsonaro, eles participaram de diversas pesquisas que avaliaram e contabilizaram quantos óbitos e casos não teriam existidos caso as autoridades adotassem uma estratégia de incentivo ao uso de máscaras e o respeito ao distanciamento social, necessários para evitar a disseminação da doença.

Segundo Pedro Hall, ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas, de cada cinco mortes no Brasil pelo vírus, quatro poderiam ter sido evitadas. Em entrevista à GloboNews, ele desenvolve mais sobre a sua tese e explica que, em média, no mundo morrem 488 pessoas para cada 1 milhão de habitantes do país. 

No Brasil, o número é quatro vezes superior: 2,3 mil mortes por cada 1 milhão de habitantes.

A médida Jurema Werneck, que coordena o Movimento Alerta, diz que há um desrespeito "intencional" do governo à ciência às autoridades sanitárias. Representado por sete entidades, o movimento gerencia um estudo sobre a mortalidade por Covid-19 em todos os estados do país, segundo informações do G1.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp