Política

Deputado baiano propõe audiências policiais por videoconferência

Reprodução
Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 01/07/2021, às 08h45   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Nas viagens pelo interior da Bahia, o deputado Alex da Piatã (PSD) tem verificado um problema frequente nas cidades de pequeno porte, que contam com menor efetivo da Polícia Militar: as guarnições, no regime de plantão das delegacias, têm que se deslocar por longas distâncias com um custodiado, deixando a população local desguarnecida.

Para minimizar esse tempo perdido, o deputado encaminhou uma indicação ao governador Rui Costa: a realização de “audiência” preliminar por videoconferência para que o delegado plantonista possa verificar melhor o caso e decidir sobre a necessidade ou não da prisão do investigado.

De acordo com o deputado, aos finais de semana e feriados, as delegacias de polícia trabalham em regime de plantão regional, ficando determinadas unidades com a responsabilidade de receber todas as denúncias de crimes e flagrantes de uma coletividade de municípios.

“Em alguns momentos, faz-se necessária a oitiva do flagranteado e o depoimento de testemunhas, muitas das vezes os próprios policiais militares”, explicou Alex da Piatã na indicação já protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). “Em alguns casos, nem há a necessidade de manter o investigado sob custódia, havendo, assim, a imediata soltura do cidadão”, reforçou ele.

Para o parlamentar, nesses casos, é contraproducente o deslocamento de uma guarnição da Polícia Militar para a realização de procedimentos que, por vezes, junto com a viagem, demora cerca de um turno do dia para ser finalizado.

“Assim”, concluiu o deputado, “durante todo esse tempo, há cidades remotas que ficam sem a presença da polícia militar, possibilitando a atuação desenfreada de meliantes. Tal situação não pode prosperar”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp