Política

DataSenado traça perfil do eleitor

Imagem DataSenado traça perfil do eleitor

59% dos eleitores não são influenciados pelas pesquisas eleitorais

Publicado em 18/09/2010, às 08h00        Redação

Pesquisa do DataSenado  revela que 55% dos eleitores preferiria que a campanha eleitoral deste ano tivesse mais debates políticos e menos em comícios e passeatas, estas são ações importantes para apenas 15% dos entrevistados. As pesquisas também dividem as opiniões, para 59% dos entrevistados, elas não influenciam a escolha do candidato.
Dos entrevistados apenas 15% dos utilizam a internet como principal fonte de informação sobre os candidatos. Esse índice sobe para 32% quando se trata de eleitores com idades entre 16 a 19 anos, público em que tem melhor desempenho. Contudo, para 76% dos ouvidos, sua importância será maior neste pleito do que no de 2006.
O meio de comunicação mais usado para buscar informações sobre os candidatos continua sendo a televisão, com 48% das preferências, seguida pelas conversas com parentes e amigos (18%). A internet e os jornais e as revistas foram apontados por 15% dos eleitores, enquanto rádio ficou com 4%.
O levantamento do DataSenado ouviu 1.315 cidadãos maiores de 16 anos, com acesso a telefone fixo, em 119 municípios de todas as regiões, incluindo todas as capitais, entre os dias 12 e 24 de agosto de 2010. A margem de erro da pesquisa é de 3% e o nível de confiança è de 95%. Com informações da Agência Senado

Classificação Indicativa: Livre