Política

ACM Neto avalia que Bolsonaro contradiz seu discurso de candidato, mas não descarta apoio em 2022

Divulgação/Palácio do Planalto
Ex-prefeito de Salvador afirmou que Bolsonaro se rendeu ao pragmatismo político  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Palácio do Planalto

Publicado em 30/07/2021, às 13h47   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

ACM Neto, ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas, avaliou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contradiz seu discurso de quando candidato ao nomear o senador Ciro Nogueira (PP-PI) para assumir a Casa Civil, contudo, o demista não fechou portas para um possível apoio do partido ao presidente em 2022. A declaração de Neto foi dado ao jornal O Globo nesta sexta-feora (30).

"É óbvio que há uma contradição do discurso do candidato de 2018 e a prática do presidente hoje. E o que justifica isso é o pragmatismo político que o presidente vem adotando nas suas decisões. Não há como não se evidenciar essa contradição entre discurso e prática [...] Não tenho que descartar. Qualquer resposta minha tem que traduzir a maioria do partido", afirmou Neto.

Neto ressaltou que o DEM trabalha com a ideia de uma candidatura própria para a eleição de 2022. O presidente nacional do partido citou os nomes do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta e de Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Federal, apesar de serem citados como possíveis candidatos por Neto, Pacheco e Mandetta são sondados pelo PSD para se filiar ao partido comandado pelo ex-ministro Gilberto Kassab.

"O DEM tem como prioridade tentar construir candidatura própria a presidente [...]  Estamos dialogando com um conjunto de partidos sobre a possibilidade de construir um projeto comum. Será natural que até o fim do ano ainda tenhamos muitos nomes lembrados no tabuleiro. Vamos avaliar se é possível ou não construir articulação política mais ampla. A decisão desses partidos (da chamada terceira via) só deverá ser tomada em 2022", garantiu.

Neto declarou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), virtual pré-candidato, "faz parte de um Brasil que passou". O petista tem liderado o cenário da disputa presidencial, de acordo com as pesquisas políticas.

"Teríamos que conversar uma tarde inteira sobre isso. Não enxergo apenas defeitos, mas, honestamente, acho que Lula, com virtudes e defeitos, faz parte de um Brasil que passou", avaliou o ex-prefeito de Salvador ao ser questionado sobre qual seria o principal erro do petista.

O demista ainda negou a possibilidade de uma fusão entre o DEM, PP e PSL para criar um novo partido. 

"Essa não é uma discussão no DEM. Nosso foco no momento é ter um bom desempenho na eleição do próximo ano ampliando a bancada na Câmara e no Senado, o número de governadores e, a depender, com consolidação de candidatura à presidência. O que surgiu em relação ao 'superpartido' é fruto de especulação", finalizou.

Leia mais:

Pesquisa coloca José Luiz Datena em terceiro na disputa pela presidência

João Leão não deve comparecer à posse de Ciro Nogueira

Líder do PP na Câmara, Cacá Leão chama de “absurda” possibilidade de fusão PP-PSL-DEM

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp