Política

Celsinho quer fortalecer proporcional do PRTB na Bahia e deve apoiar nome de outra sigla para o governo 

Arquivo / BNews / Roberto Viana
Bnews - Divulgação Arquivo / BNews / Roberto Viana

Publicado em 31/07/2021, às 19h00   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

Candidato a senador da Bahia em 2018 e a prefeito de Salvador em 2020, Celsinho Cotrim (PRTB), que retornou a pouco tempo ao PRTB, mesma sigla do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, ainda não definiu qual será o seu caminho no pleito do próximo ano. Em conversa com o BNews na noite deste sábado (31), o politico afirmou que a meta é o fortalecimento de uma chapa proporcional. O objetivo do movimento é ajudar a legenda com votos para cumprir a clausula de barreira da legislação eleitoral. 

“Temos que buscar manter ou ultrapassar a clausula de barreira para poder ter fundo partidário e tempo de TV. O foco desses partidos tem que ser investir 100% em deputados federais que são os votos da clausula de barreira. O PRTB a nível nacional definiu que, como não tem estrutura, tempo de TV e dinheiro, pediu que a gente alinhasse a proporcional. A nacional liberou a sigla para fechar com um candidato a governador ou governadora que auxilie nesse movimento”, disse. 

“A nível de majoritária, estou liberado para conversar com qualquer campo ideológico: Jaques Wagner, ACM Neto, João Roma ou João Leão”, completou. 

Com esse cenário, Cotrim não descarta sair candidato a Câmara Federal, mas tem seguido uma estratégia de arregimentar os votos e, caso um nome mais competitivo surja, abre mão de ir as urnas para coordenar a campanha. 

“Posso cumprir o papel de presidente do partido, atraindo candidaturas para ver quem pode contribuir com o PRTB e eleger pelo menos um federal e estadual e participar da coordenação de campanha”. 

Citou, por exemplo, o ex-vereador de Vitória da Conquista e então candidato a prefeito da cidade em 2020, Davi Salomão, como um quadro importante da sigla. Enxerga nele um nome forte que pode ser um dos mais votados da sigla, caso deseje continuar nela. 

Em maio deste ano, Salomão chegou a se lançar pré-candidato ao governo da Bahia no próximo ano

Questionado se há possibilidade de visita recente de Mourão à Bahia para estabelecer diálogo eleitoral, Celsinho contou não ter ainda nada no radar.

"Não tem previsão. Mourão pediu para os presidentes estaduais do partido fazerem um relatório de todos os diretórios. Ele estuda a possibilidade de ser candidato a presidente, a vice ou concorrer ao Senado pelo Rio Grande do Sul. Só depois dessa decisão que ele vai escolher se vai percorrer as principais cidades”. 

Matérias relacionadas:

Após briga com PRTB, Celsinho nega aproximação com bolsonarismo e leva presente a Mourão

Casado com médico, Celsinho Cotrim é o primeiro candidato à prefeitura de Salvador assumidamente gay; assista

Celsinho Cotrim revela que já sofreu com a homofobia: "É preciso ser muito macho para ser gay"

Panorama Eleições: Em crítica à "indústria da multa", Celsinho Cotrim defende que poder público tenha papel pedagógico; assista

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp