Política

Presidente da AL-BA diz que vai acionar jurídico após Alden pedir suspensão de punição

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 02/08/2021, às 19h22   Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes (PSD), disse ao BNews que vai consultar o jurídico da Casa após o deputado Capitão Alden (PSL) pedir a suspensão do processo que o puniu com 30 dias de afastamento.

Apesar do requerimento de Alden, que tem justamente o prazo como principal justificativa, o presidente da AL-BA também disse que a Mesa Diretora só deve se reunir na próxima quarta-feira (11) para discutir se enviam o processo ao plenário.

Em requerimento formulado na sexta-feira (30) e registrado no sistema da AL-BA nesta segunda-feira (2), o parlamentar bolsonarista alega caducidade do processo. Alden foi processado pelos próprios colegas de bancada de oposição após afirmar, em uma transmissão ao vivo, que os parlamentares recebiam, cada um, R$ 1,6 milhão da prefeitura de Salvador.

No pedido enviado a Menezes,  o deputado argumenta que a penalidade de suspensão por 30 dias não convalidou - restabeleceu a verdade - ou “resolveu qualquer matéria processual, independe da natureza dos vícios”. O argumento principal de Alden é que o prazo para análise do processo foi excedido. De acordo com o regimento interno, os processos instaurados no Conselho de Ética tem até 60 dias para serem deliberados em plenário. 

O processo foi encaminhado ao Conselho de Ética no dia 20 de maio e a análise teve início no dia 25. Em 21 de julho, o relatório foi aprovado e ainda não foi analisado pelo plenário da AL-BA.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp