Política

Com HC para ficar em silêncio, empresário depõe à CPI da Covid nesta quinta-feira

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Airton é ex-assessor especial do Ministério da Saúde e proprietário do veículo utilizado por Pazuello para se deslocar até compromissos particulares em Brasília  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 05/08/2021, às 09h56   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O empresário Airton Antônio Soligo, conhecido como Airton Cascavel, depõe nesta quinta-feira (5) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid. O amigo do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello conseguiu, no entanto, um habeas corpus que lhe dá o direito de permanecer em silêncio sobre aquilo que puder lhe incriminar.

O habeas corpus foi concedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que reitera que o direito é parcial e ele não deve se calar quanto aos "demais questionamentos".

“Concedo parcialmente a ordem de habeas corpus, para que a Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia assegure ao paciente Airton Antônio Soligo: (i) o direito ao silêncio, isto é, de não responder a perguntas que possam, por qualquer forma, incriminá-lo, sendo-lhe, contudo, vedado faltar com a verdade relativamente a todos os demais questionamentos não abrigados nesta cláusula", diz a decisão.

Airton é ex-assessor especial do Ministério da Saúde e proprietário do veículo utilizado por Pazuello para se deslocar até compromissos particulares em Brasília, segundo informações do site Metropoles.

Fora da pasta, o empresário atualmente é secretário de Saúde de Roraima.

Ele chegou ao cargo apesar de ter um histórico de denúncias por grilagem de terras, corrupção ativa e de tentar desviar um carro que era utilizado em uma campanha de vacinação, de acordo com informações do The Intercept Brasil. Airtor é conhecido no estado por ser proprietário de diversos empreendimentos como franquias em shoppings e moteis. Desde 1989, quando foi prefeito, chegou a ser denunciado por tentar subornar um delegado.

Assista:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp