Política

Ex-secretário de Feira será ouvido na CPI da Covid após empresa que dirige vender 1.105% a mais de ivermectina

Edilson Rodrigues/Agência Senado
Bnews - Divulgação Edilson Rodrigues/Agência Senado

Publicado em 10/08/2021, às 18h07   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Jailson Batista, ex-secretário de Cultura de Feira de Santana, será ouvido na CPI da Pandemia, no Senado, nesta quarta-feira (11). Atualmente, ele é  diretor-executivo da farmacêutica Vitamedic, empresa que vendeu 1.105% a mais de ivermectina durante pandemia.

Em entrevista ao site Acorda Cidade, Batista diz que recebeu o convite para depor com "tranquilidade" e informou que os dados solicitados pela comissão já foram enviados.

"A verdade é que nós, como indústria, só atendemos uma demanda que vem do mercado, da comunidade médica que passou a prescrever o produto", disse. Estudos já mostram que a ivermectina não tem eficácia comprovada contra a covid-19.

O requerimento original previa a presença de outro representante da Vitamedic, o empresário José Alves Filho. A convocação dele foi sugerida pelo relator da comissão, senador Renan Calheiros (MDB-AL). José Alves Filho já teve os sigilos telefônico, telemático, fiscal e bancário quebrados pela CPI.

A Vitamedic foi alvo de um requerimento de informações aprovado em junho pela comissão. De acordo com relatórios enviados à CPI, apenas as vendas da ivermectina saltaram de 24,6 milhões de comprimidos em 2019 para 297,5 milhões em 2020 — um crescimento superior a 1.105%. O preço médio da caixa com 500 comprimidos subiu de R$ 73,87 para R$ 240,90 — um incremento de 226%.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp