Política

Solla diz que votou pela volta das coligações para evitar aprovação do 'distritão': "No Senado o jogo zera"

Vagner Souza /Bnews
Bnews - Divulgação Vagner Souza /Bnews

Publicado em 12/08/2021, às 11h28   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal do PT, Jorge Solla, afirmou nesta quinta-feira (12) que votou a favor da volta da coligações para impedir um "mal ainda maior", que era a proposta do "Distritão". Em nota enviada ao BNews, o petista alegou que a minoria na Câmara precisou aderir ao acordo e que espera que o Senado reverta o resultado, e que seguiu o movimento da bancada do partido.

"Eu participei da votação que, em 2017, estabeleceu o fim das coligações, com início de vigência pra 2020. A eleição do ano que vem poderá ser a primeira regida por essa regra em nível nacional. Eu, como membro da bancada do PT, votei no acordo que permitiu derrubarmos um mal ainda maior, que era o Distritão, mas em troca tivemos que assegurar a aprovação da volta das coligações. Somos minoria e foi o acordo possível. No Senado o jogo zera, e nós esperamos que esse resultado da Câmara seja revertido, impedindo a volta das coligações", assegurou.

Solla defendeu o fim das coligações e reitera que em 2017 votou pelo fim do modelo, que passou a valer no ano passado. Ele confia que o pleito de 2022 seja o primeiro nacionalmente a experimentar a nova regra, que na sua visão fortalece os partidos ideologicamente mais consolidados.

"Não tenho dúvidas que o modelo atual, sem coligações, vai fortalecer os partidos políticos que tem projetos nacionais, ideológicos, e enfraquecer as legendas de aluguel, que fortalecem o toma lá dá cá do Centrão, fruto dessa distorção grave do desenho institucional de nossa democracia", completou.

Leia mais:

Presidente do PDT baiano avalia que retorno das coligações contribuirá para deterioração da política partidária

Câmara rejeita distritão e aprova volta das coligações após Lira pautar reforma eleitoral a jato

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp