Política

Aras abre apuração preliminar sobre ataques de Bolsonaro às urnas eletrônicas

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 16/08/2021, às 22h16   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O procurador-geral da República, Augusto Aras, informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (16) que determinou a abertura de uma apuração preliminar para avaliar se a conduta do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nos ataques às urnas eletrônicas configura crime.

As informações são do portal G1.

A decisão de Aras é uma resposta ao STF após a ministra Cármen Lúcia ter cobrado, por duas vezes, uma manifestação da PGR sobre o pedido de inquérito feito por parlamentares do PT.

Apesar de Bolsonaro ter atacado o sistema eleitoral, sem provas, por diversas vezes, esse pedido de investigação leva em consideração especificamente declarações do presidente em uma transmissão ao vivo no fim de julho – quando, sem apresentar qualquer prova, Bolsonaro usou várias notícias falsas e boatos já desmentidos pelos órgãos oficiais para atacar as eleições brasileiras.

Após 13 dias sem uma resposta da PGR, Cármen Lúcia abriu prazo de 24 horas nesta segunda para que o procurador-geral se manifestasse – e classificou os fatos como "muito graves". A ministra afirmou que o caso merece prioridade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp