Justiça

Fabrício Castro desiste de reeleição e anuncia duas mulheres como pré-candidatas ao comando da OAB-BA

Reprodução/Instagram
O atual presidente desistiu de concorrer à reeleição  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram

Publicado em 19/08/2021, às 19h45   Lucas Pacheco


FacebookTwitterWhatsApp

O atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seção Bahia, Fabrício Castro, anunciou na noite desta quinta-feira (19), em suas redes sociais, as advogadas Daniela Borges e Christianne Gurgel como pré-candidatas a presidente e vice-presidente, respectivamente, da OAB/BA, como antecipado pelo Bnews. As eleições, para o triênio 2022-2024, irão ocorrer em 17 de novembro.

Após alguns reveses em seu grupo, como o rompimento da atual vice-presidente, Ana Patrícia Leão, bem como duras críticas de advogados e ex-presidentes da entidade à atual gestão, Fabrício desistiu de concorrer à reeleição para a presidência da ordem.

Em publicação nas suas redes sociais, o atual presidente afirmou que “Pela primeira vez na HISTÓRIA da advocacia baiana duas advogadas concorrerão juntas a presidência e vice-presidência da OAB-BA. Com Daniela Borges como pré-candidata à Presidência, e Christianne Gurgel como pré-candidata à Vice, a OAB-BA terá a oportunidade - em seus 90 anos - de celebrar o NOVO, pelo futuro que se constrói hoje com essa UNIÃO e pela prática de uma REPRESENTATIVIDADE ainda maior em nossa instituição”. 

Fabrício também destacou o trabalho, a experiência e o preparo de Daniela e Christianne, o que, para ele, as credibilizam para o pleito.

“Reconhecidamente, há muito tempo que Daniela Borges e Christianne Gurgel se dedicam à luta pelo fortalecimento e valorização da advocacia. Esse bom combate garante às duas experiência e certeza de um caminho bem trilhado até aqui, além da confiança em um futuro promissor que se COMPROMETE com o respeito às nossas prerrogativas e ao mesmo tempo impulsiona novas ideias, sempre visando à valorização e ao fortalecimento da nossa classe”. 

E completou: “Juntas, iniciam uma jornada rumo às eleições da OAB-BA. São duas advogadas com sensibilidade e compreensão da importância das ações de inclusão para que todos e todas possam ter voz, e, assim, união. Com Daniela e Christianne, temos uma oportunidade única de propor mais avanços voltados à nossa valorização e fazer todos os enfrentamentos que forem preciso pelos direitos e prerrogativas da advocacia com força e sabedoria. E assim, fazermos um NOVO capítulo inspirador na história da advocacia baiana.” 

Segundo fontes, informações de bastidores dão conta de que houve um acordo com a oposição, já que os nomes de Daniela Borges e Christianne Gurgel são os melhores para representar a advocacia no atual cenário. 

Em 2012, a Ordem dos Advogados do Brasil iniciou as discussões sobre a necessidade de se estabelecer a paridade de gênero na entidade, sobretudo para a tomada de decisões. Inclusive, em 2020, após forte pressão da classe, o Conselho Federal da OAB aprovou a paridade no órgão. Com isso, a previsão é de que as eleições de novembro tenham grande número de candidaturas de mulheres. 

O cenário mais que provável na seccional baiana, é de que Daniela Borges disputará a eleição com a atual vice-presidente, Ana Patrícia Leão, que desembarcou do grupo em julho.

As advogada Alice Cintra e Marcelle Maron também já se declararam pré-candidatas à presidência da OAB da Bahia, além do ex-presidente Dinailton Oliveira.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp