Política

Vereadora do PT repudia fala de ministro sobre pessoas com deficiência

Arquivo
"É uma série de desrespeitos com o povo brasileiro", diz Marta Rodrigues  |   Bnews - Divulgação Arquivo

Publicado em 20/08/2021, às 14h50   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Líder da oposição na Câmara de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues (PT) repudiou uma declaração do ministro de Educação, Milton Ribeiro, de que crianças e estudantes com deficiência "atrapalham" o aprendizado de outros alunos nas escolas. Ele havia  feito a afirmação no dia 16, ao um programa da TV Brasil, e a reforçou nesta quinta-feira (19), durante evento em Recife. 

Para Marta, a afirmação do ministro, "além de preconceituosa, desumana e segregadora,  viola os Direitos Humanos e o direito garantido na Constituição Federal que é a inclusão". "São tantas barbaridades que vivenciamos neste governo e esta é mais uma que mostra como está gestão é preconceituosa, segregadora, absurda.  Um verdadeiro retrocesso que se espelha na ausência de democracia, na violação constante dos direitos humanos e no fascismo" disse. 

A vereadora do PT destaca ainda a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no 9.394/96, que diz  ser dever do Estado garantir o "atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino".

Marta reafirma que "o que atrapalha o ensino no Brasil são os diversos retrocessos na Educação promovida pelo governo, como o bloqueio de R$ 5 bilhões para a pasta e para a saúde, a Emenda 95, e a falta de verba para fomentar a educação no país, o fim de programas educacionais e a falta de investimento".

"É uma série de desrespeitos com o povo brasileiro, com as famílias de pessoas com deficiência, querer priva-las do acesso à educação. A fala do ministro é a demonstração mais evidente do que quer este governo na educação: segregar e torná-la excludente", pontua.

Leia também:

Ministro da Educação diz que “há crianças com grau de deficiência que é impossível a convivência”

“Se pudesse, mudava meu título pra votar nele”, diz ministro da Educação em evento com João Roma em Salvador

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp