Política

Olívia Santana desconversa sobre candidatura do PCdoB ao governo e sinaliza tendência de apoio a Wagner

Henrique Brinco/BNews
Parlamentar afirmou que irá buscar se manter na AL-BA  |   Bnews - Divulgação Henrique Brinco/BNews

Publicado em 26/08/2021, às 17h14   Henrique Brinco e Marcio Smith


FacebookTwitterWhatsApp

A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) desconversou sobre uma eventual candidatura independente do partido ao Palácio de Ondina em 2022. Olívia destacou que a legenda tem responsabilidade com o projeto coletivo do grupo político.

“Nós somos um grupo e qualquer decisão sobre disputa do governo da Bahia passa por uma questão coletiva. O PCdoB sempre foi um partido com muita responsabilidade e temos responsabilidade com o projeto coletivo”, afirmou a parlamentar.

Olívia ressaltou que o partido está conversando com o senador Jaques Wagner (PT), virtual pré-candidato ao Governo da Bahia. Além de Wagner,  ACM Neto (DEM), presidente nacional do Democratas, e João Roma (Republicanos), ministro da Cidadania, também são apontados como postulantes ao Palácio de Ondina. 

Quanto ao seu futuro, a parlamentar afirmou que irá buscar a renovação do seu mandato na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). “Serei candidata para deputada estadual”, garantiu Olívia.

2022 é logo ali

Dentre os postulantes melhores cotados nas bolsas de aposta da política, dois nomes são de oposição ao projeto petista, ACM Neto e João Roma, e o PT aposta no retorno de Jaques Wagner ao Palácio de Ondina (2006-2014).

Tido como principal candidato da oposição, Neto teria garantido ao senador que não estaria no mesmo palanque que Bolsonaro no próximo pleito. A aproximação entre o ex-prefeito da capital baiana e o presidente é alvo de críticas por parte da oposição e de ex-correligionários, como o deputado Rodrigo Maia (sem partido-RJ), que deixou o DEM.

Apesar de não confirmar sua pré-candidatura, Roma tem avançado sobre aliados políticos do demista e declarado que pretende garantir que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tenha palanque na Bahia.

Em entrevista recente ao BNews, Éden Valadares, presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) na Bahia, criticou o rompimento entre Roma e Neto. O petista classificou a separação como “baratino”.

"Para mim, isso tudo não passa de baratino. É tudo bolsonarista. Os bolsonaristas, há mais tempo, como ACM Neto, que votou em Bolsonaro no segundo turno de 2018, e João Roma é uma nova cepa do bolsonarismo e agora resolveu virar ministro. Mas, para mim, é tudo o mesmo vírus”, afirmou Valadares.

Leia mais em Política:

Empresário nega à CPI ter ouvido pedido de propina por vacina em jantar sob suspeita

Nelson Leal descarta candidatura a vice e afirma que foco é se reeleger deputado estadual

Pepista Zé Cocá diz que 'busca por espaços é natural', mas tripé com PT e PSD segue firme

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp