Política

Jaques Wagner, Otto e mais seis deputados baianos aparecem entre os 100 mais influentes do Congresso

Jefferson Rudy/Agência Senado
Bnews - Divulgação Jefferson Rudy/Agência Senado

Publicado em 27/08/2021, às 17h14   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

Os senadores Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD) são dois dos oito políticos baianos que integram a lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional de acordo com levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). A relação foi divulgada nesta sexta-feira (27). 

Entre os deputados federais baianos estão Alice Portugal (PCdoB), Afonso Florence (PT), Antonio Brito (PSD), Cacá Leão (PP) e Daniel Almeida (PCdoB), todos da base governista na Bahia, e Arthur Maia (DEM), único ligado ao grupo do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM).  

Leão e Maia foram inclusos em destaque pelo DIAP por serem novos na relação.

A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, correspondente ao período de fevereiro a junho de 2021.

Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 66 são deputados e 34 são senadores.

OS CABEÇAS - O próprio DIAP define que os “cabeças” do Congresso Nacional são “aqueles parlamentares — deputados se senadores — que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades descritas. Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, destacam-se a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão dessas, e tomada de decisão”.

Também foi divulgada pelo departamento a lista de Ascensão, ou seja, aquele deputado ou senador que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbindo bem dessas. Nessa modalidade aparecem os nomes de Claudio Cajado (PP), Elmar Nascimento (DEM), Jonga Bacelar (PL) e Lídice da Mata (PSB).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp