Política

Presidente da OAB diz que vai acionar STF para que advogada de Bolsonaro não compareça à CPI da Covid

Reila Maria/Câmara dos Deputados
Bnews - Divulgação Reila Maria/Câmara dos Deputados

Publicado em 31/08/2021, às 18h07   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, afirmou que a instituição acionará o Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir que a advogada do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Karina Kufa, preste depoimento à CPI da Pandemia. As informações são da coluna de Bela Megale, no jornal O Globo.

A comissão aprovou nesta terça-feira (31) a convocação da advogada. "Estamos estudando com qual medida entraremos no STF para impedir que ela compareça à CPI. A OAB dá todo apoio à comissão, mas não pode permitir a criminalização de uma advogada por um mero encontro que teve em sua casa", disse Santa Cruz. 

O presidente da OAB é desafeto de Bolsonaro e já foi atacado publicamente pelo presidente, assim como seu pai, Fernando Santa Cruz, desaparecido na ditadura militar. 

Autor do requerimento de convocação, o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou que Kufa não será chamada por ser advogada de Bolsonaro, mas pelas relações que tem com pessoas suspeitas de envolvimento em irregularidades no Ministério da Saúde.

A advogada nega qualquer relação com a negociação de vacina. Ela afirma que compareceram em um churrasco em sua casa diversos convidados, entre eles o ex-diretor da Anvisa, José Ricardo Santana, e o advogado Marconny Albernaz de Faria. Marconny é apontado pela comissão como lobista da Precisa Medicamentos, suspeita de irregularidades no caso da vacina Covaxin.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp