Política

Otto sobre impeachment de Bolsonaro: 'se descumprir decisão judicial, não tem jeito'

Marcos Oliveira/Agência Senado
Após ameaças feitas pelo presidente nos atos de 7 de Setembro, o PSD anunciou a criação de uma "comissão de acompanhamento do impeachment"  |   Bnews - Divulgação Marcos Oliveira/Agência Senado

Publicado em 08/09/2021, às 16h32   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

O senador Otto Alencar (PSD-BA) defendeu nesta quarta-feira (8), em entrevista ao BNews, que, em caso de descumprimento de determinações judiciais por parte de Jair Bolsonaro (sem partido), não resta outra alternativa que não o impeachment do presidente.

A ameaça foi feita pelo líder do Planalto em discurso para apoiadores durante as manifestações do 7 de Setembro, ontem, na Avenida Paulista.

Na fala, Bolsonaro se referiu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), alvo preferencial do presidente após decisões como a prisão do ex-deputado e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, aliado bolsonarista.

"Se ele descumprir decisão judicial, aí não tem jeito", avalia Alencar. O parlamentar baiano, no entanto, frisa que cabe unicamente ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), admitir ou não um dos mais de 100 pedidos de afastamento do presidente.

"Ele é quem deve olhar se os autos do pedido de impeachment contém ou não crime de responsabilidade. Eu sou legalista", pontua.

Após os atos do feriado, o PSD anunciou a criação de uma "comissão de acompanhamento do impeachment". "Temos avaliações de alguns importantes juristas apontando que apenas as falas, as manifestações, seriam razões suficientes para justificar o processo. Vamos acompanhar a conduta do governo para determinar, ou não, a defesa e o apoio a um eventual processo de impeachment do presidente da República", declarou o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab.

"Tivemos hoje a temperatura mais elevada, manifestações muito duras, acima do tom. Começam a surgir indicativos importantes, que podem justificar o impeachment. A fala de que o presidente não vai acatar decisões judiciais é muito preocupante", complementa a nota.

Além do PSD, legendas fora do campo da esquerda como PSDB, MDB e Solidariedade também sinalizaram cogitar apoio ao impeachment de Bolsonaro.

Leia também:

“Não vejo outra saída senão impeachment”, afirma Wagner sobre situação de Bolsonaro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp