Política

Auditor do TCU responsável por 'relatório paralelo da Covid' é afastado do cargo

Reprodução / Youtube
O relatório feito pelo auditor apontava uma suposta supernotificação de mortes por Covid-19 no Brasil.  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Youtube

Publicado em 13/09/2021, às 10h46   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

O auditor do  Tribunal de Contas da União (TCU), que produziu um ‘relatório paralelo’ sobre a Covid-19 mencionado publicamente pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), foi suspenso do cargo por 45 dias, sem direito a salário. O documento feito por Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques apontava uma suposta supernotificação de mortes por Covid-19 no Brasil.

Em junho deste ano, Bolsonaro usou informações para declarar que "em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por covid".  A Corte, no entanto, divulgou um comunicado negando que era responsável pelos dados.

A decisão do afastamento do auditor foi publicada no diário oficial interno do TCU desta segunda-feira (13/9). Alexandre poderá recorrer ao plenário da Corte para tentar reduzir a suspensão.

“DECIDINDO, em Processo Administrativo Disciplinar, responsabilizar o servidor ALEXANDRE FIGUEIREDO COSTA SILVA MARQUES, AUFC, Matrícula 7655-4, pelo descumprimento do disposto no art. 116, incisos I, II, III, VIII e IX, da Lei 8.112/1990, devendo ser-lhe aplicada a penalidade de suspensão, fixada em 45 (quarenta e cinco) dias, sem possibilidade de conversão em multa e com pleno afastamento de suas atribuições, com base no art. 127, inciso II, c/c o art. 129 da Lei 8.112/1990”, diz a decisão, assinada pelo secretário-geral de Administração do TCU, Lúcio Ferraz.

Matérias relacionadas:

Investigados da CPI da Covid foram ao menos 71 vezes ao Ministério da Saúde

Governador da Bahia diz não acreditar em impeachment de Bolsonaro

Cinco municípios em quatro estados elegem novos prefeitos

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp