Política

Carro com GNV pode ter isenção de 50% no IPVA

Imagem Carro com GNV pode ter isenção de 50% no IPVA
O projeto do deputado Gilberto Santana tramita na Assembleia Legislativa e deve ser apreciado em breve   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 20/03/2012, às 07h08   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado estadual Coronel Gilberto Santana (PTN) deu entrada no projeto de Lei que define a isenção de 50% no Imposto sobre Propriedade de Veiculo Automotivo (IPVA) para carros com Gás Natural Veicular (GNV). A proposta ainda precisa ser apreciada pelos parlamentares que integram a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

Santana justifica a iniciativa com um argumento incisivo. De acordo com ele, a presente matéria tem por objetivo incentivar o uso do GNV - Gás Natural Veicular, levando-se em consideração que o gás natural é menos poluente e tem rendimentos 20% maior que a gasolina.

Ainda segundo o deputado, Quando falamos sobre poluição veicular, é preciso lembrar também, que no Estado da Bahia são mais de dois milhões de veículos circulando diariamente.

O deputado lista uma série de benefícios da utilização do GNV. “O Gás Natural Veicular é um dos mais seguros, mais limpos e menos tóxicos entre os combustíveis, devendo alguns itens que devem ser ressaltados”:

- Como é mais leve que o ar, se dissipa rapidamente na atmosfera, reduzindo qualquer risco de explosão ou incêndio.

- Seu tanque de combustível é de 8mm de espessura e não possui emendas nem soldas, sendo assim resistente a choques e colisões.

- Tem um dispositivo de segurança que fecha sua válvula automaticamente, minimizando qualquer vazamento.

- Devido a sua composição, ele produz uma queima mais limpa e uniforme, portanto, de pouco impacto sobre o meio ambiente.

- Comparado com a gasolina e o álcool, a redução nos gastos com o abastecimento fica em torno de 50% a 70%.

- O carro convertido para gás natural Veicular passa a ser bi-combustível. Pode-se utilizar o gás ou o combustível original do carro.

Informamos ainda, que no Estado do Rio de Janeiro, a Lei reduz em 75% o IPVA, em São Paulo 25% e no Espírito Santo 50% nos carros motorizados à GNV

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp