Política

Direto de Brasília: Senador confirma que plano ocultava mortes de pacientes submetidos a 'tratamento precoce'

Victor Pinto / BNews
Médicos que atendiam pelo plano assinaram um acordo de obediência, lealdade e confidencialidade  |   Bnews - Divulgação Victor Pinto / BNews

Publicado em 16/09/2021, às 10h30   Victor Pinto* e Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

O plano de saúde Prevent Senior ocultou mortes de pacientes infectados com a Covid-19 que foram submetidos a um estudo realizado para testar a eficácia de medicamentos como a hidroxicloroquina. A informação foi confirmada ao BNews pelo senador Otto Alencar, membro da comissão da CPI. Os senadores ouviriam nesta quinta-feira (16) o depoimento do diretor-executivo da Prevent Senior, Pedro Batista Júnior, que vai faltar à sessão. 

Segundo o senador, os médicos que atendiam pelo plano assinaram um acordo de obediência, lealdade e confidencialidade com a empresa para evitar que o tratamento fosse divulgado e o procedimento questionado.

“É crime contra a vida, isso é muito grave, alguém que paga o seguro [de saúde] e não recebe o tratamento adequado, tendo no lugar o tratamento com o 'kit covid'. O médico não tinha o direito e autonomia de analisar os pacientes, considerando que todos pacientes de Covid são iguais, com as mesmas complicações e variantes da doença [...]”

“Tem de dar liberdade aos médicos para enviarem uma carta aberta para o Senado federal. O seguro exigia dos profissionais silêncio, obediência e lealdade”, completou Otto.

Denúncia

A denúncia do tratamento com médicos ineficazes contra o vírus chegou à CPI da Covid por meio de um dossiê elaborado por médicos e ex-médicos da Prevent. No requerimento aprovado pela Comissão para a convocação do diretor-executivo, o senador Humberto Costa (PT) questiona o motivo do investimento da Prevent Senior nos medicamentos para o "tratamento precoce".

O petista explicou que vários clientes do plano de saúde procuraram a CPI para denunciar a política praticada pela empresa, e reproduziu uma das mensagens recebidas de pessoa, mantida em anonimato. 

"“Bom dia. Sou *** e te peço ajuda pra fazer chegar à CPI da Covid a denúncia de que os clientes da Prevent Senior com covid são assediados pra aceita o kit com cloroquina. Minha companheira testou positivo ontem e ao passar pela consulta o médico disse que era protocolo da empresa oferecer o kit. Ela recusou. Mais tarde, em casa, recebeu um telefonema de um funcionário insistindo em que ela aceitasse tomar o kit com cloroquina, porque era o único remédio para isso e se a doença ficasse pior, não tinha o que fazer a não ser entubar (sic). Minha companheira disse novamente que não, mas no estado de fragilidade e medo em que está, ficou muito nervosa. Essa empresa insiste e assedia os pacientes com essa medicação sem eficácia. Se fazem isso com quem está em casa, imagine quem está internado com Covid. Eu não sabia quem procurar. Obrigada.”, diz a mensagem.

*Editor de Política do BNews está em Brasília para a cobertura da CPI da Covid

Matérias relacionadas:

CGU dá prazo de 5 dias para que Exército conceda acesso à sindicância de Pazuello

Queiroga afirma que Brasil tem 'excesso de vacinas', mas estados enfrentam falta de imunizante para segunda dose

CPI aprova requerimento para saber quantas vezes lobista esteve no Senado

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp