Política

Rui Costa assina carta com 19 governadores desmentindo Bolsonaro sobre aumento de ICMS

José Cruz/Agência Brasil
Bnews - Divulgação José Cruz/Agência Brasil

Publicado em 20/09/2021, às 10h53   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), se uniu a outros 19 governadores em carta assinada divulgada neste domingo (19), na qual desmentem as acusações do presidente Jair Bolsonaro de que seriam eles os responsáveis pela alta no preço dos combustíveis, pelo aumento no ICMS.

De acordo com o documento, nos últimos 12 meses o valor da gasolina aumentou mais de 40%, mas que neste período nenhum dos estados elevou a taxa do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, tema explorado pelos bolsonaristas.

Os governadores dos entes federados brasileiros signatários vêm a público esclarecer que, nos últimos 12 meses, o preço da gasolina registrou um aumento superior a 40%, embora nenhum estado tenha aumentado o ICMS incidente sobre os combustíveis ao longo desse período", dizem os governadores na carta.

"Essa é a maior prova de que se trata de um problema nacional, e, não somente, de uma unidade federativa. Falar a verdade é o primeiro passo para resolver um problema", acrescentam.

Além de Rui, assinam também Flávio Dino (PSB-MA), Ronaldo Caiado (DEM-GO), Cláudio Castro (PL-RJ), Romeu Zema (Novo-MG), Eduardo Leite (PSDB-RS) e Ibaneis Rocha (MDB-DF).

Leia mais
Petrobras reduz preço da gasolina pela primeira vez no ano
Governo aumenta tributação de álcool importado usado na gasolina
Preços da gasolina, diesel e gás aumentam a partir desta terça nas refinarias

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp