Política

Deputados do PDT-BA ainda aguardam notificação sobre processo de expulsão

Divulgação
"Tudo como dantes no quartel de Abrantes", diz deputado  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 25/09/2021, às 15h34   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado estadual Samuel Jr. e o deputado federal Alex Santana aguardam uma notificação oficial sobre o processo de expulsão aberto pelo PDT da Bahia para definir para quais partidos irão migrar. A tendência é que eles caminhem juntos para uma única legenda. "Ainda não tem nada resolvido, nem notificação do PDT recebi. Tudo como dantes no quartel de Abrantes", declarou Alex. Samuel segue na mesma linha. "Eu não vou tomar decisão. Estou aguardando o partido tomar. Até agora não fui notificado. Só soube pela imprensa da expulsão", explica à reportagem.

participação de Samuel em um ato pró-governo Bolsonaro, em Florianópolis (SC), foi a gota d'água para a relação do partido com o parlamentar. Alex Santana também defendeu a realização das manifestações. Eles têm forte base entre o eleitorado evangélico e sempre estiveram presentes em eventos promovidos pelo presidente Jair Bolsonaro na Bahia. Os dois também já sinalizavam a intenção de deixar a agremiação após o rompimento com o governador Rui Costa (PT).

 No entanto, os parlamentares podem se manter na base do governador Rui Costa (PT) aqui na Bahia. Os dois receberam convites do PP. Um encontro no último dia 13 entre a cúpula do partido na Bahia e os deputados formalizou o convite aos parlamentares para uma eventual filiação na legenda. O encontro, no qual esteve presente o presidente estadual, João Leão, e os deputados Cacá Leão e Nelson Leal, aconteceu cinco dias após o presidente estadual do PDT, Félix Mendonça Jr., anunciar a abertura de um processo de expulsão dos deputados. 

Leia também: 
PDT-BA abre processo de expulsão e quer mandato de Samuel Júnior e Alex Santana
“Não é cargo que prende o PDT”, diz Félix Mendonça Jr sobre saída do partido da base de Rui Costa
Deputado da base de Rui participa de manifestação pró-governo: 'Nossa luta não deve ser por partidos'

No último dia, Félix anunciou que daria início ao processo de expulsão. "Demos início hoje ao processo de expulsão do PDT do deputado federal Alex Santana e do deputado estadual Samuel Araújo. O motivo: a infidelidade partidária explicitada na participação dos dois em atos, votações e postagens contrárias às decisões do partido", declarou. Além da expulsão, o PDT, por meio da sua Executiva nacional, deve pedir o mandato dos dois deputados, que só foram eleitos pelo coeficiente eleitoral e, como tal, deveriam seguir as orientações pedetistas. "Nós temos candidato a presidente, e ele se chama Ciro Gomes, finalizou o parlamentar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp