Política

Túlio Gadêlha cobra explicação de ministro por dificultar visto a afegãos

Agência Câmara
Bnews - Divulgação Agência Câmara

Publicado em 01/10/2021, às 07h44   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT-PE) protocolou um requerimento nesta quinta-feira (30), na Comissão sobre Migrações Internacionais e Refugiados do Congresso, para cobrar explicações do ministro das Relações Internacionais, Carlos Alberto Franco França, sobre as dificuldades impostas para que afegãos refugiados do Talibã tirem vistos humanitários

O pedetista quer a presença do embaixador na Comissão, presidida pelo deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG).

No início de setembro, o governo brasileiro editou uma portaria que liberava o visto humanitário para afegãos que fogem do regime autoritário do Talibã, que controla o país desde o mês de agosto.

Apesar da decisão, as embaixadas brasileiras estariam dificultando a aprovação dos vistos, com a imposição de condições como apresentar uma carta de uma empresa, ou ONG, que se comprometa em arcar com as despesas de todo o deslocamento dos refugiados.

A cobrança inclui o pagamento de hospedagem, alimentação e transporte até Islamabad ou outro destino intermediário, da realização de um teste PCR de Covid-19, das taxas para emissão de passaporte para os que não tiver.

INTOLERÂNCIA

Em discurso na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Brasil iria receber os afegãos, mas limitou o acolhimento às mulheres, crianças, e afegãos "cristãos".

A fala não teve efeito prático, uma vez que portaria foi editada posteriormente, mas é visto como um aceno à bancada evangélica radical que ainda sustenta o governo Bolsonaro.

Leia mais:

Avanço do Talibã até Cabul foi marcado por crimes contra a humanidade, conclui ONU

Talibãs declaram Emirado Islâmico do Afeganistão como nação livre

Assista: Cercado por homens armados, jornalista é obrigado a elogiar o Talibã

Talibã manda parar vacinação contra Covid-19 no Afeganistão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp