Política

Entidades vão à ONU contra Bolsonaro por foto ao lado de criança com arma

Reprodução / Youtube
Um dia depois da cena, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) também criticou o episódio   |   Bnews - Divulgação Reprodução / Youtube

Publicado em 04/10/2021, às 08h00   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Cerca de 80 entidades ativistas pelos Direitos Humanos procuraram o Comitê dos Direitos das Crianças da ONU (OHCHR), na Suiça, para denunciar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por ele ter posado para fotos ao lado de um garoto com uma réplica de fuzil. O episódio aconteceu durante visita do presidente a Belo Horizonte (MG), na última quinta-feira (30). 

Na petição direcionada ao Comitê, as entidades alegam que Bolsonaro violou os direitos humanos já que "se utiliza de crianças para estimular a política de armamento brasileiro". 

Eles argumentam ainda que houve a violação do artigo 227 da Constituição Federal, o artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e os artigos 3º e 16º da Convenção sobre Direitos das Crianças.

Um dia depois da cena, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) também criticou fortemente, por meio de uma nota, a postura do chefe do Executivo ao empunhar a réplica de um fuzil ao lado de uma criança.

“Não se trata de uma discussão ideológica ou sobre a liberdade da posse, ou não, de arma pelos adultos. O que está em jogo é a vida e a integridade física e emocional de milhares de crianças e adolescentes. Por isso, os pediatras conclamam as autoridades para uma profunda reflexão sobre os efeitos destas ações de mídia e de marketing, que devem se basear na legislação e na ética, e nunca serem maiores que o compromisso com a dignidade da população brasileira”, diz o comunicado.

Matérias relacionadas:

Bolsonaro diz para críticos das armas darem 'tiro de feijão' quando a casa for invadida

Vídeo: Ao lado de Bolsonaro, criança pede prisão de Felipe Neto e influenciador lamenta: "dói"

Bolsonaro tosse e segura criança em meio a aglomeração; veja vídeo

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp