Política

Bolsonaro erra ao relacionar crise na França a medidas de restrição

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 08/10/2021, às 13h16   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Na live transmitida nesta quinta-feira (8), o presidente Jair Bolsonaro errou ao relacionar a crise econômica vivida na França, às medidas de restrições adotadas no país. 

"É o coronavírus e o fique em casa basicamente [...] provei que eu estava certo, não tenho bola de cristal não", disse o presidente. 

Diversos estudos, no entanto, apontam o contrário. Além da eficiência de medidas restritivas para evitar a disseminação da Covid-19, que já vitimou mais de 600 mil pessoas no Brasil, estudos no campo da economia mostram que o custo da pandemia é ainda maior sem o isolamento social.

Essa é a conclusão de uma análise que comparou cinco estudos realizados em diferentes países. Segundo o economista Vitor Kayo, da MCM Consultores, responsável pela análise comparativa, a política de isolamento social pode aprofundar, no curto prazo, a recessão econômica causada pela pandemia, mas há evidências de que os benefícios econômicos no longo prazo mais do que compensam os custos.

Segundo o economista Vitor Kayo, da MCM Consultores, responsável pela análise comparativa, a política de isolamento social pode aprofundar, no curto prazo, a recessão econômica causada pela pandemia, mas há evidências de que os benefícios econômicos no longo prazo mais do que compensam os custos

"De modo geral, o Brasil iniciou as medidas de isolamento social relativamente cedo e, em termos econômicos, isso pode ser uma vantagem no pós-pandemia. Evidentemente, isso depende de as medidas serem eficazes para minorar a mortalidade e de uma estratégia de saída do distanciamento social bem elaborada pelas autoridades competentes", explica.

Outro estudo feito pelos pesquisadores Michael Greenstone e Vishan Nigan, da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, calculou que a sociedade atribui um valor de US$ 8 trilhões para as vidas poupadas com o isolamento sociai. Nos Estados Unidos, segundo eles, a medida pode salvar 1,76 milhão de pessoas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp