Política

Ministro Marcos Pontes critica cortes na Ciência feitos por Guedes: "Falta de consideração"

Agência Senado
Bnews - Divulgação Agência Senado

Publicado em 10/10/2021, às 16h24   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, considerou uma “falta de consideração” a redução de recursos no orçamento da pasta, feita a pedido do titular da Economia, Paulo Guedes. 

Em publicação neste domingo (10) em seu perfil no Twitter, o astronauta disse que os cortes são “equivocados e ilógicos”. “Ainda mais quando são feitos sem ouvir a Comunidade Científica e Setor Produtivo. Isso precisa ser corrigido urgentemente”.

O congresso aprovou na semana passada o Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 16, com a divisão de R$ 690 milhões inicialmente previstos para a pasta de Pontes com outros ministérios. A mudança representou corte de cerca de 90% dos recursos que viriam via abertura de crédito suplementar.

Demissão

De acordo com o site Poder360, a declaração de Marcos Pontes coloca mais pressão sobre Paulo Guedes. Em um grupo de mensagens em que participam ministros e altos integrantes do governo, circulou no sábado (9) um vídeo do economista Eduardo Moreira que propõe a demissão de Paulo Guedes e do presidente do Banco Central, Campos Neto.

A situação envolvendo os responsáveis pela política econômica piorou com a descoberta de que eles mantêm offshores em paraísos fiscais enquanto atuam no setor público. O caso foi revelado pela série de reportagens Pandora Papers, produzida pelo ICIJ (Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos).

Ainda segundo o Poder360, dentro do governo até já se discute possíveis nomes para substituir Guedes. Um deles é o do economista Mansueto Almeida, que atuou como secretário do Tesouro Nacional até julho do ano passado. Hoje ele é economista-chefe do banco BTG Pactual.

Matérias Relacionadas

Guedes diz que se afastou de offshore e que o 'resto é barulho, barulho e barulho'

Toffoli arquiva pedidos de investigação contra Guedes e Campos Neto por offshores

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp