Política

AL-BA: Prestes a assumir presidência, vice Paulo Rangel vê "urgência" em PL da vacinação de servidores; texto não tem consenso

Vagner Souza / BNews
Bnews - Divulgação Vagner Souza / BNews

Publicado em 15/10/2021, às 05h50   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

Vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Paulo Rangel (PT) deve assumir de forma interina o comando da Casa na próxima segunda-feira (18), quando o titular da cadeira, Adolfo Menezes (PSD), estará provisoriamente à frente do Governo do Estado.

A "transferência" de cargos ocorre em função de viagens do governador Rui Costa (PT) e do vice, João Leão (PP) - o presidente do Legislativo é o terceiro na linha sucessória - e deve perdurar até o dia 29 deste mês.

Em entrevista ao BNews nesta quinta-feira (14), Paulo Rangel declarou ver "com tranquilidade" a condição de assumir provisoriamente a presidência da AL-BA. Questionado, o deputado defendeu "urgência" na votação do Projeto de Lei 24.286/2021, que institui a obrigatoriedade da apresentação de comprovante de vacinação contra o coronavírus para servidores na Bahia.

A proposta, de autoria de Fabrício Falcão (PCdoB), já foi posta e retirada de pauta na Casa duas vezes, por falta de consenso dos parlamentares com relação ao texto. De acordo com deputados ouvidos pela reportagem, o impasse tende a não ser solucionado a tempo da próxima sessão.

Leia também:Angelo Coronel promete processar desembargadora após ser citado em delação premiada: “verdadeira falácia”

"Por mim, vota, até porque eu vejo urgência. Eu acho que a gente tem tido um certo sucesso em relação à vacinação, mas é preciso apertar um pouco porque tem pessoas que ainda vacilam. Mas, pra mim, quem vai definir a pauta da Assembleia é essa conversa", afirma Rangel, em referência a um encontro entre ele e o presidente Adolfo previsto para o próximo domingo (17).

"Ele (Adolfo) ligou pra mim, porque eu estou no interior. Vamos conversar no domingo à noite. Segunda, eu assumo. Vejo como uma simples formalidade. O que tiver que ser cumprido, nós vamos cumprir [...] Vou continuar trabalho que Adolfo vem fazendo... Vejo com muita tranquilidade. É a função do vice, que está prevista no regimento", diz o petista.

Leia mais: Delação de Sandra Inês atinge deputado federal Ronaldo Carletto e desembargador Maurício Kertzmann

Na contramão do PL da vacina, quem deve entrar na pauta da próxima votação é a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), enviada à Casa pelo Executivo estadual. "Acho que podemos pautar isso pra terça ou quarta-feira, mas vou seguir o que já está planejado", afirma Rangel.

Assim como o vice-presidente da Assembleia, disse ao BNews, Adolfo Menezes tratará com Rui Costa sobre a sua "estadia" na Governadoria. "Amanhã, vou com o governador pra Tucano e, nesse período, devemos conversar, ter alguma orientação, saber novidade [...] No que for recomendado, darei seguimento", afirma.

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp