Política

Relatório final da CPI aponta "dolo" na condução do governo Bolsonaro na pandemia

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O documento com 1.052 páginas, que foi obtido pelo Estadão, indica que as ações do governo federal "expôs vidas a perigo"  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 17/10/2021, às 08h56   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid concluiu que o governo Bolsonaro agiu com "dolo", ou seja, de forma intencional, na tomada de deciões no enfrentamento à pandemia, que gerou a morte de milhares de brasileiros.

O documento com 1.052 páginas, que foi obtido pelo Estadão, indica que as ações do governo federal "expôs vidas a perigo". O relatório pode ainda ser alterado até a próxima terça-feira (19). A expectativa é que seja entregue à Procuradoria-Geral da República (PGR) na quinta-feira (21).

“O governo federal criou uma situação de risco não permitido, reprovável por qualquer cálculo de custo-benefício, expôs vidas a perigo concreto e não tomou medidas eficazes para minimizar o resultado, podendo fazê-lo. Aos olhos do Direito, legitima-se a imputação do dolo (intenção de causar dano, por ação ou omissão)”, diz trecho da peça.

Ao menos 15 assuntos sensíveis a Bolsonaro estão listados no documento: imunidade de rebanho, tratamento, precoce, oposição às medidas não farmacológicas, atraso na compra de vacinas, crise no Amazonas, negociação para vacina da Covaxin, hospitais federais no Rio de Janeiro, caso da VTCLog, análise orçamentária, proteçãõ a indígenas e quilombolas. 

Também estão no radar a disseminação de fake news, o caso escandaloso da Prevent Senior e dos planos de saúde.

Leia mais

-CPI da Covid quer Bolsonaro no Tribunal de Haia, mas especialistas veem ação com ceticismo

-Relatório da CPI da Covid tem 6 mil páginas e já está encadernado

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp