Política

CPI da pandemia: Relator inclui senador bolsonarista na lista de possíveis indiciados

Leopoldo Silva/Agência Senado[
Luis Carlos Heinze (PP) voltou a defender a utilização de medicamentos sem eficácia para tratar a Covid-19 durante sessão do colegiado  |   Bnews - Divulgação Leopoldo Silva/Agência Senado[

Publicado em 26/10/2021, às 12h48   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O senador, relator da CPI da Pandemia, Renan Calheiros (MDB), anunciou na sessão desta terça-feira (26) do colegiado, que vai incluir o  senador Luis Carlos Heinze (PP) na lista de possíveis indiciados.

De acordo com informações do site O Antagonista, a informação foi compartilhada por Calheiros após o senador Alessandro Vieira (Cidadania) interromper a leitura do relatório produzido em paralelo por Heinze.

O senador mais uma vez defendia a utilização de medicamentos sem eficácia para tratar a Covid-19.

“Infelizmente o eleitor do Heinze, lá no Rio Grande do Sul, vai entender que é verdadeiro”, disse Vieira, sugerindo a inclusão do nome do colega na lista de possíveis indiciados. O relator, por sua vez, acolheu a ideia e disse que tal decisão era “um presente” para Heinze.

Anteriomente, o senador bolsonarista havia chamado os senadores do chamado G7 - formado pela maioria dos integrantes da CPI - de “ajudantes de ordem” de Calheiros.

“Pela maneira como, apesar das advertências, o senador Heinze reincidiu aqui todos os dias, apresentando estudos falsos — logo, negados pela ciência –, e pela maneira como incitou o crime em todos os momentos, eu queria, nesta última sessão, dar um presente à vossa excelência: vossa excelência será o 81º primeiro indiciado desta CPI”, disse o relator.

Heinze, por sua vez, insistiu ter provas do que estava dizendo. O líder do governo Bolsonaro no Senado, Fernando Bezerra Coelho, pediu que Renan revisse sua decisão contra o colega e elogiou o que chamou de “dedicação” de Heinze aos trabalhos da CPI.

Os senadores considerados governistas queriam que a inclusão de Heinze no relatório final fosse colocada em votação, mas o presidente do colegiado, Omar Aziz (PSD), não acatou a decisão. 

Com a inclusão de Heinze de última hora, a lista de nomes de possíveis indiciados pela CPI sobe para 81. O relatório final será entregue à Procuradoria-Geral da República.

Leia Também

CPI pede suspensão da conta de Bolsonaro das redes sociais

Cúpula da CPI da Covid pretende entregar relatório em mãos a Aras e Arthur Lira

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp