Política

Líder do governo Bolsonaro apresenta notícia-crime ao STF contra Renan Calheiros

Valter Campanato/Agência Brasil
Bnews - Divulgação Valter Campanato/Agência Brasil

Publicado em 26/10/2021, às 15h28   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo Bolsonaro na Câmara, apresentou nesta terça-feira (26) uma notícia-crime ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), alegando abuso de autoridade e denunciação caluniosa.

De acordo com o portal UOL, o documento foi encaminhado ao presidente da Corte, Luiz Fux. Barros contesta o fato de ter sido citado no relatório final da CPI, que será votado hoje. A ação deve ser analisada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) após encaminhamento do STF.

Leia também: Prefeito de Salvador diz que fala de Bolsonaro sobre Aids e vacina foi "desastrosa"

Volta de Moro reanima lavajatistas, que estavam por baixo

O relatório final propôs o indiciamento de Barros em cinco crimes: incitação ao crime, advocacia administrativa, formação de organização criminosa e improbidade administrativa. O deputado já disse que processará quem votar a favor do texto.

Covaxin

O líder do governo Bolsonaro foi citado pelo deputado federal Luís Miranda (DEM-DF) como o nome apontado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) como envolvido em um "rolo" — caso suspeito de corrupção — na compra da vacina indiana da Covaxin, um dos alvos das investigações da CPI da Covid.

O acordo para aquisição de 20 milhões de doses do imunizante foi assinado em fevereiro ao custo de R$ 1,6 bilhão, mas nenhuma dose chegou a ser entregue. Após indícios de irregularidade, o contrato foi suspenso. Em depoimento, Barros negou envolvimento com o caso.

"Ficou indisfarçável a tentativa proposital da CPI de ignorar a realidade trazida a partir dos elementos de prova levantadas, preferindo agarrar-se à narrativa que criaram", diz a defesa de Barros no documento.

Matérias Relacionadas

CPI aprova requerimento que prevê quebra de sigilo de Bolsonaro nas redes sociais

CPI da pandemia: Relator inclui senador bolsonarista na lista de possíveis indiciados

CPI: Otto Alencar sobe tom contra Bolsonaro e aponta "charlatões" 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp