Política

Penalva acompanha Geraldo Jr e dispara contra Aleluia: “se não aguenta o rojão, pede para sair"

Valdemiro Lopes/CMS
Bnews - Divulgação Valdemiro Lopes/CMS

Publicado em 28/10/2021, às 20h23   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Líder do Podemos na Câmara de Salvador, o vereador Emerson Penalva acompanhou a posição do presidente da Casa, Geraldo Jr (MDB) e também reagiu às declarações do vereador Alexandre Aleluia (DEM), presidente da Comissão de Constituição e Justiça, segundo o qual os projetos do Executivo chegam Legislativo como “balaios de gato” e são impostos como um “trator”

Na sessão dessa quarta (27), Aleluia cobrou que haja o rito adequado para tramitação de propostas legislativas. Ele ainda cobrou da líder da oposição, a vereadora Marta Rodrigues (PT), que ajude em defesa de um debate mais amplo.

Veja também

Prefeito Bruno Reis anuncia fim da aferição de temperatura e distanciamento social em Salvador

Comércio de Salvador dará desconto para vacinados; saiba quanto

“Ora quem delibera e quem define pela constitucionalidade ou não das matérias em tramitação na Câmara é a própria CCJ e pelo que tenho visto tem aprovado por unanimidade os projetos do Executivo, a exemplo do projeto que trata do Plano Integrado das Concessões Municipais e que contou com o parecer do próprio Aleluia. Ele está então reclamando dele mesmo? Fiquei sem entender direito as declarações do vereador, é o famoso Diabo pregando quaresma?”, afirmou Penalva em nota.

O podemista rebateu ainda a menção feita por aleluia ao artigo 95 para cobrar tramitação correta das matérias. “Estive estudando o artigo da Lei Orgânica apontado pelo vereador Aleluia e não encontrei nenhuma pertinência com sua afirmação. O art. 95 dessa Lei trata da Seção de Habitação que nada tem a ver com o tema abordado pelo vereador. Se ele fala tanto em pertinência temática deveria estudar mais as normas e preservar a pertinência do que afirma, ironizou Penalva.

O líder do Podemos disse ainda que vai sugerir ao presidente Geraldo Júnior realizar a mudança no Regimento Interno para reduzir o mandato dos presidentes das Comissões para um ano. “Assim como é na Assembleia Legislativa da Bahia, pois, assim, será possível que os presidentes desses colegiados insatisfeitos sejam trocados, mas temos também no regimento a previsão da renúncia, se não aguenta o rojão pede para sair”, disparou Penalva.

A troca de farpas entre os vereadores tem como pano de fundo as disputas internas que já começaram a acontecer pela sucessão presidencial da Câmara do biênio 2023-2024. O BNews já desenhou cenários e revelou os principais nomes que estão na briga, incluindo Alexandre Aleluia.

No início desta semana, Geraldo Jr chegou a dizer que o próximo nome a comandar a Casa, dependerá do seu "aval".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp