Política

Novo acordo de redução do metano trará mudanças para a pecuária do Brasil

Romério Cunha/ VPR
A substância um poderoso gás-estufa, muito mais nocivo do que o CO2  |   Bnews - Divulgação Romério Cunha/ VPR

Publicado em 03/11/2021, às 15h55   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Durante a Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, a COP-26, em Glasgow, o vice-presidente Hamilton Mourão anunciou que a pecuária brasileira terá que se readaptar para que o país possa cumprir o compromisso de emitir menos gás metano a atmosfera."Temos um prazo para irmos nos adaptando. Grande parte dos produtores já trabalha no sentido de fazer a coleta dos dejetos e consequentemente depois a queima dos mesmos de forma que não contamine a atmosfera", afirma.

Leia mais:

Ex-ministro de Bolsonaro, Ricardo Salles é contratado pela Jovem Pan

Alexandre Garcia fala em vacinas "experimentais" e revela que não se imunizou

Compromisso este que foi assumido com outros 102 países, de reduzir em 30% a emissão do gás até 2030. Em 2020, o Brasil emitiu 20,2 milhões de toneladas de metano, sendo 72% da agropecuária, 16% de resíduos e 9% de mudança de uso da terra. O Brasil emite 14,5 milhões de toneladas de metano na agropecuária. Deste volume, 97% vêm de fermentação entérica como o arroto do boi e manejo de dejetos de animais.

"A questão do metano está ligada aos excrementos da pecuária, principalmente. Nós temos um rebanho bovino enorme. Vai ter que haver uma adaptação, um planejamento para isso", disse Mourão, ao chegar no Palácio do Planalto.

Em setembro, uma reunião com representantes dos ministérios da Agricultura, Meio Ambiente, Relações Exteriores, Energia e Ciência e Tecnologia foi feita para avaliar se o país deveria juntar-se ou não ao Compromisso Global do Metano. Os principais ministérios que lidam com a questão climática negaram o acordo, mas o governo cedeu à pressão dos Estados Unidos.

Leia também:

Cientistas falam sobre países do mundo onde pandemia pode estar próxima do fim

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp