Política

AL-BA: Deputado consegue assinaturas e pede CPI contra Coelba

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 04/11/2021, às 14h17   Eliezer Santos e Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado estadual Tum (PSC) conseguiu mais do que as assinaturas suficientes e pediu à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA)  a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Coelba, empresa privada controlada pelo grupo espanhol Neoenergia/Iberdrola e que é responsável pelo fornecimento de energia na Bahia. A comissão foi apoiada por outros 34 deputados, 13 a mais que o mínimo necessário. O colegiado será composto por oito membros titulares e 4 suplentes.

O BNews apurou que a autorização pelo presidente Adolfo Menezes (PSD)  para o funcionamento do colegiado deve ser publicada no Diário Oficial da AL-BA até esta sexta-feira (5). Nas justificativas, o autor questiona a pouca transparência na composição dos preços cobrados aos baianos, além dos "prazos e custos nas solicitações de ligação, exigindo, sobretudo dos grandes consumidores, valores milionários para viabilizar o fornecimento de energia".

"De Juazeiro a Teixeira de Freitas, tem baiano sofrendo por problemas gerados ou não resolvidos pela Coelba. Tem empresas aguardando a expansão da rede elétrica para começar a operar, pra gerar empregos e pagar impostos. Mas a Coelba não deixa e isso não é justo com a nossa Bahia. Por isso, precisamos chamar à responsabilidade aqueles que enxergam nossa gente como fonte de lucro, mas que dão como retorno um péssimo serviço", afirmou o autor do requerimento da CPI. A comissão, que funcionará por até 180 dias, vai investigar a falta de parâmetro e clareza na definição das taxas cobradas pela Coelba. 

A CPI também deve questionar a falta de um plano de expansão da rede, para atender novas localidades, incluindo ligações do programa Luz para Todos. 

Matérias relacionadas

Após temporal com ventania, região da Av. Tancredo Neves fica sem energia elétrica

Deputados acionam a Justiça para pedir instalação de CPI da Covid

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp