Política

Deputado baiano diz que relação com Rui Costa está abalada; entenda

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 05/11/2021, às 14h41   Pedro Vilas Boas*


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal Otto Filho (PSD) se pronunciou, nesta sexta-feira (5), sobre a fala crítica do governador Rui Costa (PT), que chamou os parlamentares que votaram a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos precatórios de “traíras”.

“A relação política entre o PSD e o PT foi abalada. O governador Rui Costa orientou o PSD, liderado pelo senador Otto Alencar (PSD), a conversar com o presidente Arthur Lira e viabilizar o melhor relatório da PEC dos Precatórios. Portanto, houve a inteira concordância do governador.”

O petista subiu o tom, em evento no interior da Bahia na quinta-feira (4). Além de chamar os deputados de traíras, Rui comparou a relação desses parlamentares com a postura dos portugueses com os indígenas, quando chegaram ao Brasil. “Ficam distribuindo quinquilharias em troca de milhões que estão tirando do povo baiano, nordestino”, esbravejou.

Matérias relacionadas: Filho de vice-governador sugere críticas a Rui: ‘Tempo do chicote e do coronelismo já acabou na Bahia’

Câmara aprova em primeiro turno texto-base de PEC que viabiliza Auxílio Brasil de R$ 400 em ano eleitoral

PEC dos Precatórios: Otto Alencar justifica votos do PSD e cita acordo com Rui Costa

Deputados da base ignoram pedido de Rui Costa na votação da PEC dos Precatórios; veja a lista

“Repudio palavras mentirosas/infelizes e notas demagógicas, que ignoram 15 anos de parceria político-eleitoral e administrativa.  O PSD honrará seus posicionamentos/compromissos na Bahia e no Brasil. Espero que os líderes desses partidos resolvam pelo leal diálogo tal episódio”, completou Otto Filho.

No mesmo dia da aprovação, o PT Bahia divulgou uma nota repudiando a PEC e criticando os deputados federais que se colocam como oposição a Bolsonaro, mas votaram a favor da proposta.  “É indefensável para quem se diz opositor a Bolsonaro ter vendido seu voto”, diz o deputado Jorge Solla, na nota. 

Negociação nos bastidores 

Após a repercussão negativa da declaração de Rui Costa, aliados entraram em ação para tentar solucionar o imbróglio. Um deles é o senador Jaques Wagner (PT), que já foi governador da Bahia e tenta se eleger novamente ao cargo. 

O BNews apurou que também foram escalados para a articulação os secretários André Curvello (Comunicaçao) e Luiz Caetano (Relações Institucionais) para entrarem na interlocução junto as forças políticas e, principalmente, os deputados federais. Outro que entrou no circuito foi o presidente do PT no Estado, Éden Valadares.

Leia Também

"Eu não vou ser candidato ano que vem", crava Rui Costa

CPI da Coelba: Líder da oposição não assina documento, mas considera pedido “legítimo”

Prefeito da base de Rui anuncia apoio à pré-candidatura de ACM Neto

*Inicialmente, escrevemos no título "senador". Na verdade, trata-se de um deputado federal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp