Política

Líder do PDT confirma mudança de posição na votação da PEC dos Precatórios; confira

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Bnews - Divulgação Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Publicado em 09/11/2021, às 09h18   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

Líder da bancada do PDT na Câmara Federal, o deputado Wolney Queiroz confirmou que o partido fechou questão para mudança de posição em relação à votação da PEC dos Precatórios. 

Após orientar o voto favorável no primeiro turno e contribuir para a aprovação, agora vem da liderança a determinação para que todos se posicionem contra a proposta, que pode ser votada ainda nesta terça-feira (9).

O anúncio foi feito por Wolney eu seu perfil no Twitter, no fim da noite desta segunda-feira (8). Segundo o parlamentar, a decisão foi tomada em prol da "unidade partidária".

Em conversa com o BNews, o presidente do PDT na Bahia e deputado federal, Félix Mendonça Jr., já havia confirmado que aconteceria uma reunião que poderia cravar a guinada da sigla.

O que motivou a discussão foi a irritação do ex-ministro Ciro Gomes, que suspendeu a pré-candidatura para que a posição dos correligionários, que deram 15 votos a favor da PEC defendida pelo governo Bolsonaro como via para arcar com o Auxílio-Brasil.

O presidente nacional do PDT avisou que tentaria convencer cada um dos deputados, apesar de saber que ao menos metade deles está alinhada ao presidente Jair Bolsonaro.

Outros, como Félix Mendonça, votaram seguindo a bancada e o acordo de parcelamento em três anos dos precatórios do Fundef, que atingem estados do Nordeste como Bahia e Ceará.

Ainda que o PDT colabore agora com votos contrários, o que pode ser seguido por alguns nomes de outros partidos, o Planalto e o presidente da Câmara, Arthur Lira, confiam em maior quórum e no apoio de quadros de centrão, o  que promete equilibrar esta balança.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp