Política

Bolsonaro sobre ministro indicado: "Hoje eu tenho 10% de mim no STF"

Marcos Corrêa/Presidência
Bnews - Divulgação Marcos Corrêa/Presidência

Publicado em 09/11/2021, às 16h31   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, hoje (9), que tem "10%" dele dentro do STF (Supremo Tribunal Federal). O mandatário se refere ao ministro Kassio Nunes Marques, indicado por ele para compor a Corte.

"Eu indiquei um para o Supremo. Vamos desconsiderar o presidente, que só em caso extremo que tem uma participação mais ativa lá. São 10 que decidem lá. Hoje eu tenho 10% de mim dentro do Supremo", disse Bolsonaro, em entrevista ao canal bolsonarista Jornal da Cidade Online.

Matérias Relacionadas: PEC dos Precatórios: Rosa Weber quer ouvir MP e Câmara sobre tramitação

Deputado preso após ameaçar STF concorda em mudar de postura

O presidente disse ainda que não "manda" em voto do ministro, mas disse que Nunes Marques era o melhor nome que poderia apresentar ao Senado. "—Não é que eu mande no voto do Kassio, não é que eu mande no voto dele, mas o que eu podia apresentar naquele momento para o Senado, quem bota no Supremo não sou eu, quem bota é o Senado, era o Kassio."

Bolsonaro também ressaltou a atuação alinhada ao conservadorismo do ministro. "—Quando se fala em pautas conservadoras, ele já pediu vista de muita coisa que tem que a ver com conservadorismo. Porque, se ele apenas votasse contra, ia perder por 8 a 3, ou 10 a 1. A gente não quer perder por 8 a 3 ou 10 a 1. A gente quer ganhar o jogo ou empatar. Ele está empatando esse jogo."

"Interferência" do STF

Durante a mesma entrevista, Bolsonaro criticou a atuação do STF que suspendeu a execução do chamado "orçamento secreto". “Você vê o STF também. Cada vez mais o Supremo, na verdade, interfere em tudo. Hoje teve interferência agora nessa história do orçamento secreto. Orçamento secreto publicado no Diário Oficial da União… Mas tudo bem”, disse Bolsonaro.

A ministra Rosa Weber, do STF, suspendeu liminarmente a execução das emendas de relator, que, na prática, têm sido usadas politicamente pelo governo Bolsonaro para angariar apoio no Congresso. O plenário da Corte vota nesta tarde se mantém ou não a decisão.

Leia também: 'Tudo parado, tudo parado', diz Alcolumbre sobre sabatina de Mendonça

Filiação de Bolsonaro ao PL movimenta tabuleiro político na Bahia e em Salvador

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp