Política

CPI da Covid: Maioria da população acha que comissão não serviu para nada

Agência Senado
Bnews - Divulgação Agência Senado

Publicado em 12/11/2021, às 15h59   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A maioria da população brasileira acha que a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid, no Senado, não serviu para nada. É o que mostra pesquisa feita pela empresa de pesquisa Quaest e a Genial Investimentos, divulgada pelo site Metrópoles.

Segundo o estudo, 54% tem essa avaliação sobre a comissão, enquanto 29% responderam que ela teve utilidade, e 17% das pessoas não souberam responder.

Além do número geral, o levantamento também separou as respostas por preferência política. Entre quem apoia o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), apenas um quarto viu alguma serventia na CPI da Covid. Já entre quem desaprova o presidente, 32% responderam que a comissão foi útil.

Matérias Relacionadas: Médico que denunciou Prevent pede para entrar em programa de proteção à testemunha

Senadores de CPI pressionam Aras e cogitam convocá-lo se resposta sobre relatório demorar

Entre os apoiadores de Bolsonaro, 59% disseram que a CPI da Covid não serviu para nada. Já entre os que não aprovam sua gestão, 52% fizeram essa opção.

O maior percentual de pessoas que viram utilidade na CPI está entre quem gostaria de ver o ex-presidente Lula (PT) eleito no próximo ano. Nesse caso, 33%, ou um terço, disseram que a comissão foi útil.

Nem Lula nem Bolsonaro

Essa aprovação cai para 30% entre quem diz que não quer nem Lula e nem Bolsonaro, e para 22% entre os apoiadores do Bolsonaro.

O maior percentual de quem viu utilidade na CPI da Covid está entre quem se informa por rádio (43%) e por jornais impressos (42%). Na outra ponta está quem não costuma se informar sobre política (18%) e quem se informa por Whatsapp (22%).

A pesquisa ouviu 2.063 pessoas entre 3 e 6 de novembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Leia também: Blogueiro bolsonarista que já foi preso pela PF lança pré-candidatura

Busca por Moro no Google cresce 900% após filiação e encosta em procura por Bolsonaro

CPI da Coelba: Deputado fala em ir à Justiça para garantir instalação

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp