Política

Ex-ministro de Bolsonaro diz que governo “virou base do Centrão”

Marcos Corrêa/PR
Bnews - Divulgação Marcos Corrêa/PR

Publicado em 16/11/2021, às 17h14   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo criticou o governo Bolsonaro, do qual integrou até março deste ano, pela aliança com o chamado “Centrão”. 

"Surgiu aquela coisa: 'Precisamos fazer do Centrão a base do governo'. O que a gente viu é que o governo virou a base do Centrão", disse, durante congresso conservador em Santa Catarina. 

O diplomata também fez uma metáfora sobre pílulas azuis e vermelhas, conceito popularizado pelo filme Matrix, onde a primeira cor é a escolha pela ignorância, enquanto a segunda diz respeito à realidade.

Matérias Relacionadas: China parou de comprar carne do Brasil por culpa do governo Bolsonaro, dizem lideranças ruralistas

Bolsonaro quer entregar estatal ao PL para resolver conflito com Valdemar

Ida de Bolsonaro ao PL aumenta chance de ministro ser vice; entenda

"O pior é que colocaram uma pílula azul no café do presidente da República. Azularam completamente o governo e a atuação do presidente [...] Um governo, que foi eleito por uma grande tomada de pílula vermelha, resolveu tomar a pílula azul. Às vezes eu acho que em alguma reunião ministerial que eu não estava distribuíram a pílula azul e todo mundo tomou.”

Filiação de Bolsonaro 

A transformação em “base do Centrão”, como o ex-ministro Ernesto Araújo definiu, pode ser evidenciada com a negociação para filiação do presidente Jair Bolsonaro a um partido do grupo fisiologista.

O mandatário está em conversas avançadas com o PL, presidido nacionalmente por Valdemar Costa Neto, condenado no “Mensalão”, esquema de corrupção protagonizado pelo PT. Porém, um conflito público entre o presidente o líder da sigla pode suspender o acordo.

De acordo com o site O Antagonista, o impasse foi motivado pelo diretório do partido em São Paulo. Enquanto Valdemar que manter o apoio ao vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia (PSDB), Bolsonaro quer entregar a direção ao filho Eduardo (PSL-SP).

“Você pode ser presidente da República, mas quem manda no PL sou eu”, teria escrito Valdemar. Bolsonaro, então, teria mandado o cacique do PL “para aquele lugar”, recebendo ataque semelhante.

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Leia também: Juíza cassa chapa no interior da Bahia e novas eleições podem ser marcadas

Presidente da Câmara manda prefeito de Feira “enfiar naquele lugar”

Publicitário baiano pode planejar campanha de Lula em 2022

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp