Política

Mourão assume que orçamento secreto beneficia base de Bolsonaro; assista

Reprodução/UOL
Bnews - Divulgação Reprodução/UOL

Publicado em 17/11/2021, às 17h43   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) assumiu hoje (17) que o chamado “orçamento secreto” beneficia parlamentares que apoiam o governo Bolsonaro. 

Porém, Mourão diz não ver irregularidade na “manobra”, como mesmo definiu, para distribuir as emendas de relator (RP-9). Ele não concorda com a comparação feita entre o orçamento secreto e o “mensalão”, esquema de compra de voto protagonizado pelo PT em 2005. 

"É totalmente diferente. O mensalão era dinheiro, como dizia... Quando eu morei na Venezuela, eu era adido militar lá, havia o auxiliar do adido da República Dominicana que dizia que o Hugo Chávez comprava os parlamentares a 'billete limpio'. Ou seja, colocava o dinheiro na mão", afirmou o general de Exército, em entrevista ao UOL.

Matérias Relacionadas: Nova CPI: Coletadas metade das assinaturas para apurar orçamento secreto

Alessandro Vieira compara orçamento secreto a "Mensalão 2.0" e comemora votos no STF

"Orçamento secreto": Rodrigo Pacheco critica decisão que suspendeu esquema

"O mensalão era dinheiro na mão. É diferente isso aí [em referência às emendas de relator-geral]. Isso aí é o uso do Orçamento, de manobras orçamentárias, em benefício daqueles que apoiam o governo", completou.

Suspensão do orçamento

No último dia 9, o STF (Supremo Tribunal Federal) manteve a decisão da ministra Rosa Weber que suspendeu o chamado orçamento secreto. Os magistrados concordaram com a tese da colega de que não a falta de transparência nos repasses dessas emendas violam os princípios constitucionais da "legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência".

Segundo Rosa Weber, essas emendas foram instituídas em 2006 com o propósito de "conferir ao relator-geral do projeto de lei orçamentária os poderes necessários à organização do conjunto de modificações introduzidas na proposta legislativa inicial".

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Leia também

"Rui Costa está numa situação difícil", diz Adolfo Menezes sobre polêmica do Carnaval

Bruno Reis reage a pressão de fãs de Harry Potter e toma decisão; entenda

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp