Política

Deputados acionam PGR para investigar offshore de Paulo Guedes

Edu Andrade/Ascom
Bnews - Divulgação Edu Andrade/Ascom

Publicado em 18/11/2021, às 11h31   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os deputados Lídice da Mata (PSB-BA), Elias Vaz (PSB-GO), Kim Kataguiri (DEM-SP) e Bira do Pindaré (PSB-MA) entraram com uma ação na Procuradoria-Geral da República para cobrar a investigação da offshore mantida por Paulo Guedes, ministro da Economia, nas Ilhas Virgens Britânicas.

O país é conhecido por ser um paraíso fiscal.

A offshore de Paulo Guedes foi revelada pelo Poder360 em conjunto com o ICIJ (Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, na sigla em inglês), na investigação denominada Pandora Papers.

A conta foi aberta em 2014, à época ele transferiu a quantia de U$ 9,55 milhões, o equivalente a  R$ 23 milhões de reais na época (no câmbio atual) — o valor hoje corresponde a R$ 51 milhões.

Apesar de já ter sido aprovada a sua Convocação pela Câmara, Guedes ainda não compareceu para dar explicações sobre o caso. A convocação, que forçaria a sua presença, ainda não foi colocada para votação pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

"Tais circunstâncias levantam sérias suspeitas sobre o comportamento ético de Paulo Guedes tanto na esfera pública quanto no mercado financeiro. Ademais, é preciso que o Ministério Público Federal investigue as reais motivações de tamanha omissão”, dizem os deputados no pedido à PGR.

Leia mais

-Bruno Reis não descarta exigir passaporte da vacina em bares e restaurantes

-Mandetta diz que novo partido não vai apoiar Bolsonaro nem Lula em 2022

-PF investiga ministério por suposta interferência em extradição de blogueiro bolsonarista

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp